Léo Saueia
22/05/2016
13:10
Santos (SP)

Ufa! Apesar da apatia, mesmo jogando na Vila Belmiro, e com Lucas Lima apagado em sua volta ao time, o Santos conseguiu a virada sobre o Coritiba, conquistando o primeiro triunfo da equipe neste Brasileirão. O gol da vitória veio nos acréscimos, com o ídolo Renato, de cabeça. O Coxa havia aberto o placar no primeiro tempo, com o atacante Kleber, e Vitor Bueno, de falta, fez do empate.  O Peixe chega a 29 partidas de invencibilidade na Vila Belmiro. 

Lucas Lima até voltou de lesão, mas seu futebol pareceu ter ficado ainda em tratamento. O meia, sem confiança no tornozelo, não arriscou nenhuma de suas características arrancadas e pouco pôde fazer para auxiliar os companheiros, tanto que saiu no intervalo.

Sem intensidade, o Peixe tinha a bola e o Coxa parecia assistir. Mas só parecia. Com espaços pelo lado esquerdo da defesa santista, Dodô encontrou Leandro. O camisa 11 tocou para Kleber Gladiador, debaixo da travessão, livre para marcar.

Sem a menor inspiração para criar, o Peixe ainda contou com a má jornada dos bandeirinhas, que anularam mal um gol de Joel e erraram em outros lances.

Aproveitando os espaços, o Coxa teve a chance de ampliar o placar e quebrar a série invicta do Santos na Vila, mas Leandro acertou a trave. 

No intervalo, Dorival Júnior optou por sacar Lucas Lima e apostar na velocidade de Paulinho. Mesmo com a bola nos pés, o Santos não criava e dependia apenas de bola aérea.

Em uma falta despretensiosa na intermediária, porém, Vitor Bueno resolveu arriscar direto para o gol e surpreendeu o goleiro Wilson. Tudo igual na Vila e torcida inflamada.

Sob gritos de "Santos, o time da virada", o Peixe conseguiu empurrar o rival para o campo de defesa, mas sem criar perigo à meta do goleiro Wilson.

Com as três substituições já feitas por Dorival, o volante Renato sentiu uma contusão, mas seguiu em campo mesmo com dores e tornou-se personagem fundamental no roteiro.

No último minuto, após sete minutos de acréscimo, Victor Ferraz roubou a bola e fez linda jogada pela direita. No cruzamento, na medida, Renato subiu mais alto e garantiu a primeira vitória no Brasileirão. Ufa!

O Peixe  voltará a campo na próxima quarta-feira. quando visita o Figueirense, fora de casa, às 19h30, na Vila Belmiro, pela terceira rodada. No mesmo dia, às 21h45, o Coxa recebe o São Paulo. 

FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 X 1 CORITIBA


Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data/hora: 22/5/2016 - 11h
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG)
Assistentes: Pablo Almeida da Costa e Celso Luiz da Silva (ambos de MG)

Renda e público: R$ 212.190,00 / 7.472 pagantes
Gols: Kléber, 20'/1T (0-1), Vitor Bueno, 17'/2T (1-1) e Renato, 51'/2T (2-1)
Cartões amarelos: Victor Ferraz, Zeca, Vitor Bueno, Gustavo Henrique e Ronaldo Mendes (SAN); Alan Santos e Kléber (CTB)

SANTOS: Vanderlei, Victor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique e Zeca; Renato, Thiago Maia e Lucas Lima (Paulinho, intervalo); Gabriel, Vitor Bueno (Matheus Nolasco, 32'/2T) e Joel (Ronaldo Mendes, 21'/2T). Técnico: Dorival Júnior.

CORITIBA: Wilson, Dodô, Rafael Marques, Juninho e Carlinhos; João Paulo, Alan Santos (Ícaro, 29'/2T), Ruy (Thiago Lopes,18'/2T) e Cesar González; Leandro e Kléber (Guilherme Parede, 35'/2T). Técnico: Gilson Kleina.