Fellipe Lucena e Thiago Ferri
06/01/2017
11:50
São Paulo (SP)

Cleiton Xavier está saindo do Palmeiras para jogar no Vitória. Os clubes já se acertaram pela liberação do meio-campista, que é esperado no fim de semana em Salvador para acertar os últimos detalhes do contrato. Ele deve assinar por dois anos e meio com a equipe rubro-negra, e assim não voltaria ao Verdão, onde estava em sua segunda passagem e conquistou a Copa do Brasil e Brasileiro.

Sinval Vieira, diretor de futebol do Vitória, disse à Rádio Metrópole que todo o negócio já está definido. Já de acordo com o empresário de Cleiton Xavier, Renato Figueiredo, as duas equipes já se acertaram, mas ainda restam detalhes a tratar com o jogador.

Aos 33 anos, Cleiton fazia parte da lista de reforços que o Vitória acidentalmente vazou à imprensa ao divulgar uma foto da renovação com o técnico Argel Fucks. O contrato do meia com o Palmeiras venceria apenas em fevereiro de 2018. 

Depois de jogar entre 2009 e 2010 pelo Verdão, o camisa 10 ficou por cinco anos na Ucrânia e voltou em 2015, mas teve um ano muito abaixo do esperado. Atrapalhado por seguidas lesões, foram apenas 17 jogos e um gol.

 
Ao começar a realizar trabalhos físicos específicos, diminuiu a quantidade de lesões em 2016 e começou o Brasileiro como titular. Só que durante o campeonato perdeu a vaga. Mesmo reserva, teve atuações decisivas em vitórias sobre Corinthians, Inter e Santa Cruz. Foram 30 jogos na vitoriosa campanha e quatro gols para o armador. Pelo clube, são 142 jogos e 21 gols.

Sua saída faz parte da diminuição do elenco desejada pelo técnico Eduardo Baptista. Sem contar Felipe Melo e a volta de jogadores emprestados, o Verdão tem 34 jogadores - o novo treinador gostaria de trabalhar com 32. Além disso, a transferência abre espaço na folha salarial para atletas como o volante liberado da Inter de Milão que está prestes a ser anunciado. No meio, o Verdão contratou nesta janela: Raphael Veiga, Hyoran, Guerra e Michel Bastos.