O novo camisa 10 e capitão na Seleção: saiba quem são os garotos inscritos pelo Verdão na Libertadores

Sem Thiago Martins e Moisés, ambos machucados, clube recorreu a dois atletas do sub-20 para completar a lista: Vitão e Léo Passos. Dupla pulou etapas na base do Palmeiras

Vitão e Léo Passos - Palmeiras
Vitão (esq.) e Léo Passos durante treino na Academia de Futebol (Foto: Agência Palmeiras)

Escrito por

Ao ver a lista de inscritos para a Libertadores, o palmeirense se surpreendeu com dois nomes: Vitão e Léo Passos. Os dois substituem os lesionados Thiago Martins e Moisés, inclusive na numeração - ou seja, Léo começa o torneio com a camisa 10; Vitão, com a 13. Ambos vêm da base e participaram da campanha em que o Verdão chegou ao vice-campeonato do Mundial sub-17.

Léo Passos está prestes a completar 18 anos e chegou ao Palmeiras em 2013, captado da Ponte Preta. Ele foi o artilheiro do clube no Paulista sub-17 de 2016 com 11 gols e fez mais dois gols na Copinha deste ano.

Ele assumiu a camisa 10, pois, caso se recupere a tempo, Moisés entrará na sua vaga no mata-mata. Não é possível mudar a numeração no decorrer da competição. Ou seja, o jogador que entra depois assume a vaga e a numeração daquele que saiu da lista.

Vitão, por sua vez, tem 17 anos completados em fevereiro e venceu Augusto na briga pela vaga de Thiago Martins - o segundo já tem 19 e mais experiência no profissional. O zagueiro, captado no fim de 2015 do PSTC-PR, também participou da Copinha deste ano e é o capitão da Seleção sub-17.

Desde o início de sua passagem pelo Palmeiras, Vitão convive com convocações para a Seleção. Ele e Léo Passos realizaram a pré-temporada com o profissional, após a Copinha. Os dois reforçaram o grupo de Eduardo Baptista, junto do goleiro Daniel Fuzato, Augusto, Maílton e Matheus Bahia. Só o arqueiro ficou.

Léo Passos está treinando no Palmeiras, enquanto Vitão participa do Sul-Americano com a Seleção sub-17. A dupla ainda tem em comum o fato de ter pulado de etapa e uma passagem curta pelo sub-20 até o profissional, como já aconteceu com outros destaques da base recentes; Vitinho e Gabriel Jesus são dois exemplos. Vitão foi, inclusive, relacionado para o amistoso contra a Chapecoense, em janeiro.

Com 30 jogadores inscritos e podendo ter apenas sete no banco de reservas na Libertadores, os dois vão ter chances apenas em situações extremas. Tanto Thiago Martins quanto Moisés tiveram lesões no joelho e têm prazo de retorno de, pelo menos, seis meses. Neste cenário, os dois poderiam voltar perto das quartas de final, prevista para acontecer em setembro.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter