Em alta, Vitinho embola briga no Palmeiras por uma vaga no Paulistão

Com 31 jogadores no elenco, clube terá de inscrever 28 no Estadual, sendo três deles goleiros. Antes dentro da 'zona de corte', meia de 18 anos ganhou espaço nessa semana

Vitinho e Eduardo Baptista
(Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

Escrito por

Com 31 jogadores no elenco, o Palmeiras terá de tirar três para a lista de inscritos no Campeonato Paulista. A princípio dentro da "zona de corte", Vitinho ganhou espaço após uma boa semana de treinos e a atuação de destaque no amistoso contra a Chapecoense. A disputa pelos 28 lugares no Estadual ficou mais embolada depois do jogo de sábado na Arena Condá.

É obrigatório ter três goleiros, portanto Fernando Prass, Jailson e Vinícius Silvestre já estão garantidos. Depois, são 25 vagas para 28 atletas. 

Em 2016, foram quatro laterais, cinco zagueiros, nove meio-campistas e sete atacantes. No decorrer do campeonato, saiu um defensor (Leandro Almeida) para a entrada de um meio-campista (Cleiton Xavier), um meio-campista (Moisés, machucado) para o ingresso de um lateral-esquerdo (Victor Luis), além da troca de um atacante (Cristaldo, lesionado) por outro (Róger Guedes).

Desta vez, são quatro laterais, cinco zagueiros, 11 meio-campistas e oito atacantes disponíveis. Um zagueiro (Antônio Carlos e Thiago Martins), além de Rodrigo e Vitinho eram vistos inicialmente como os candidatos a ficar fora. Só que os dois defensores foram titulares diante da Chape, enquanto Vitinho foi o destaque da etapa final, com um belo gol e atuação participativa.

No começo de trabalho, Eduardo Baptista tem adotado o discurso que escolherá sempre o melhor. A análise vale para a montagem do time titular, mas serve também para a hierarquia no elenco. No jogo-treino contra o União Barbarense, por exemplo, Vitinho começou no segundo time, enquanto Hyoran, contratado no fim de ano por quase R$ 7 milhões, ficou no terceiro.


- Estamos observando todo mundo, o Alecsandro não é o (titular) definitivo, o Jean não é o definitivo, o Felipe Melo também não é. É um grupo muito forte, temos tempo para tomar as decisões - explicou o técnico.

Será necessário cortar jogadores também para a Libertadores. No torneio continental, contudo, a lista é um pouco maior, de 30 jogadores.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter