XTERRA Estrada Real agita cidade histórica de Tiradentes

Evento foi sucesso de público neste final de semana. Ao todo, mais de cinco mil participantes se dividiram em oito modalidades

Xterra
Evento foi sucesso de público neste fim de semana em Tiradentes (Foto: Thiago Lemos)

Escrito por

Uma das edições mais esperadas da temporada do circuito XTERRA Brazil Tour 2016, a etapa de Estrada Real, realizada neste fim de semana, mostrou na prática o motivo de tamanha procura. Ao todo, mais de cinco mil participantes se dividiram em oito modalidades. A cidade histórica de Tiradentes, em Minas Gerais, sede de competição, viveu dias de muita adrenalina e animação.

Com presença maciça do público, os inscritos deram exemplos de esportividade e superação. As atividades foram iniciadas na sexta-feira, com os simpósios das modalidades, e se estenderam até a tarde deste domingo.

Primeira prova no cronograma da competição, o XTERRA Endurance já dava, no sábado, mostras do que seria o evento. Cerca de 250 corredores largaram pela manhã para o árduo trajeto de 50km. Sob sol forte e muitos gritos da torcida, os atletas provaram, mais uma vez, serem verdadeiros guerreiros. Os primeiros a cruzar a linha de chegada foram: Jovadir Júnior, entre os homens, e Rosália de Camargo, entre as mulheres. As vitórias, no entanto, não foram suficientes para que eles ficassem com o troféu de campeão do ranking anual. Gleiciomar dos Santos e Vera Saporito foram os grandes campeões do ano na modalidade.

Segunda prova do XTERRA Estrada Real, o XTERRA Duathlon reservou grandes emoções ao público que lotava o XTERRA Village. O equilíbrio marcou a disputa desde os primeiros momentos. Muito bem preparados, os participantes iam revezando-se nas primeiras colocações da prova. No último trecho da disputa, Marcelo Sebastião tinha uma boa distância sobre os adversários. Usando sua experiência, o mineiro, de 37 anos, conseguiu manter sua vantagem e conquistar o troféu da etapa. Entre as mulheres, uma reviravolta marcou a última passagem. Impulsionada pelo apoio da família, Laura Mira forçou muito, deixou o cansaço, Sabrina Gobbo e Isabella Ribeiro, para trás e conquistou uma emocionante vitória.

À tarde, o show foi das crianças. Animadas com as presenças dos familiares, elas não fizeram feio e prenderam a atenção do público que vibrou muito com cada passada do XTERRA Kids Mini Corrida. Fechando a noite de sábado, as corridas noturnas foram o ponto alto do evento, como um todo. Centenas de participantes se aglomeram para as largadas do XTERRA Half Night Run (21,7k) e do XTERRA Short Night Run (9,7k). Além das belíssimas imagens proporcionadas pelas lanternas, o que se viu foram disputas bastante acirradas. Destaques para Rinaldo Daniel da Silva e Myrna Silva, campeões do XTERRA Short Night Run, e João Francisco da Silva e Débora Cristiane dos Santos, vencedores do XTERRA Half Night Run.

Último dia do evento, o domingo reservou suas emoções e atenções para os atletas do Mountain Bike. Primeiro, os inscritos no XTERRA MTB Cup, Pro e Sport, 42,4k e 34,3k, respectivamente, largaram do Centro Histórico de Tiradentes (MG) para desbravar o percurso de Estrada Real. Adrenalina de sobra, muitas subidas e descidas marcaram a prova. Ao fim, Lukas Kaufmann e Rodrigo Tito, venceram entre os homens, e Erika Gramiscelli e Juliana da Silva, entre as mulheres. Encerrando o emocionante fim de semana de competições, o XTERRA MTB Enduro, que teve atividades no sábado e domingo, coroou Diego Knob e Patricia Loureiro como grandes vencedores.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter