Judo - Grand Slam de Tóquio

Sarah Menezes (de azul) em uma luta válida pelo Grand Prix de Tóquio, no ano passado (Foto: AFP)

LANCE!
22/01/2016
20:36
São Paulo (SP)

Após colecionar resultados medianos em 2015, perdendo inclusive o posto de titular da Seleção Brasileira, a campeã olímpica em Londres (ING), em 2012, Sarah Menezes (categoria até 48kg), conquistou a medalha de ouro no Grand Prix de judô de Havana (CUB), nesta sexta-feira.

A atleta precisou de pouco menos de dois minutos para derrotar a israelense Shira Rishony por ippon na decisão do torneio. O duelo começou devagar, com ambas recebendo um shido (punição por falta de combatividade) com pouco menos de 40 segundos.

Depois disso, Sarah passou a tomar a iniciativa no combate e, com 2m30 para o fim da luta, conseguiu aplicar um bonito ippon na rival, garantindo a primeira medalha do Brasil na competição em Cuba.

No caminho à medalha de ouro, a brasileira derrotou a dominicana Isandrina Sanchez e as cubanas Yanisleidi Ponciano e Dayaris Mestre Alvarez, sendo que a última ficou com o bronze no torneio.

O Brasil também levou ouro na categoria até 60kg no masculino, com Eric Takabatake. Ele ganhou a final por W.O. do turco Bekir Ozlu, que sofreu uma lesão em seu duelo pela semifinal do torneio.

O país fechou o dia com uma medalha de bronze de Rafaela Silva, na categoria até 57kg. Na luta válida pelo pódio, ela derrotou a canadense Catherine Beauchemin-Pinard por um yuko.