Rússia corre risco de sofrer novas punições

De acordo com Richard McLaren, Responsável por liderar as investigações de doping no país, o discurso russo pode acarretar em punições mais severas

Richard McLaren, chefe da comissão antidoping da Wada
Richard McLaren vê Rússia em situação complicada às vésperas dos Jogos de Inverno (Foto: ADRIAN DENNIS / AFP)

Escrito por

Segundo o responsável por liderar as investigações de doping russo e realizar um relatório independente sobre o tema, Richard McLaren, a Rússia pode sofrer punições mais severas. Nesta quarta-feira, ele afirmou a Associated Press, que a postura do país em negar as acusações de esquema de doping pode ser a responsável por medidas mais drásticas. 

Para McLaren, este discurso deixa os russo em situação complicada. Ainda mais com a aproximação da decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre a presença do país nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang-2018.

- Eles estão enfraquecendo a posição deles - afirmou McLaren,

Para ele, a Rússia deve reconhecer o doping sistemático, com o apoio do governo. Além disso, precisa liberar todas as amostras colhidas em Sochi-2014.

A Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês), alegando que o país não cumpriu duas de suas exigências (admitir o doping e liberar as amostras), manteve a suspensão do país. Dessa forma, eles não podem competir internacionalmente. 

- A falta de admissão e a falta de sinceridade sobre o que está acontecendo definitivamente vai influenciar os responsáveis pela definição de punições - diz McLaren, que completa: 

- Quanto mais você recorrer a estas declarações que não fazem sentido… Mais você constrói a credibilidade do opositor e destrói a sua própria posição.

A decisão sobre o futuro da Rússia na próxima edição dos Jogos Olímpicos de Inverno ocorrerá no dia 5 de dezembro. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter