Mutko quer aposentadoria de treinadores: ‘Já está na hora’

O vice-Primeiro Ministro admite violações nas regras da Wada e não questiona decisão do IAAF em manter suspensão aos russos

Vitaly Mutko
Vitaly Mutko  admitiu que abusos foram cometidos e apoia decisão da IAAF (Foto: ALEXANDER NEMENOV/AFP)

Escrito por

O ex-Ministro do Esporte e atual vice-Primeiro Ministro Russo, Vitaly Mutko, não questionou a decisão da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) em manter os atletas russos da modalidade suspensos de competições internacionais. Mutko admitiu que abusos foram cometidos e pede uma mudança no perfil dos técnicos do país.

- Atletas quebraram regras e muitos treinadores não entendem como trabalhar sem doping. Já está na hora deles se aposentarem – disse, à BBC.

A renovação da punição foi anunciada na última segunda-feira pela IAAF e a Federação Russa de Atletismo espera que uma nova reavaliação só seja realizada após o término das principais competições.

Contudo, a participação dos atletas da Rússia no Mundial não foi totalmente descartado. Há a possibilidade de, assim como na Rio-2016, os russos compitam com bandeira neutra. No momento, a IAAF analisa os pedidos de 35 atletas para competir como independentes. A avaliação  leva em consideração  se eles se submeteram a controles antidoping confiáveis em agências estrangeiras, já que o laboratório de Moscou foi suspenso após a divulgação do escândalo de doping patrocinado no país.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter