Marcas de Ariadna e Joice, e reação do Blumenau: o resumo da LBF

Vera Cruz Campinas venceu o Catanduva, e ala passou dos 2.500 pontos. Armadora do Ituano bateu recorde de assistências. Time catarinense virou jogo no último minuto<br>

Ariadna
Fábio Leoni/Vera Cruz Campinas

Escrito por

Em tarde quente em Campinas (SP), no Ginásio AAPP Paineiras, as equipes que ocupam as extremidades da tabela abriram o domingo da LBF. O Poty/BAX/Catanduva até começou melhor, chegando a abrir oito de vantagem nos minutos iniciais, mas não suportou a reação do Vera Cruz Campinas, que virou e venceu por 79 a 64. A ala Karla, da equipe local, foi a cestinha do jogo com 17 pontos. Julieta Ale, com 13 pontos e 10 rebotes, foi mais uma vez a principal jogadora catanduvense.

O jogo também foi marcado por um número histórico. Com 12 pontos, a ala Ariadna, maior cestinha da história da LBF, ultrapassou a marca dos 2.500 da carreira na Liga. Recentemente, a cubana também superou os 5 mil minutos jogados na competição - é também a única a registrar a marca.

Apesar da vitória, os discursos ao final da partida foram de autocrítica das jogadoras do Vera Cruz Campinas.

- Não foi um jogo bom pro nosso time. Um time apático, tanto no ataque como defesa. Catanduva fez a parte delas. Até demos sorte, porque poderíamos ter perdido o jogo de hoje. Mas vai servir de lição e para para pensar, porque não pode ter atitude assim - disse Ariadna, que também comentou seus 2.500 pontos na LBF.

- É sempre muito bom ter esses recordes pessoais, mas a gente sai com a sensação de que poderia ter feito mais.

Cestinha do jogo, Karla endossou o coro da cubana.

- Um jogo excelente pra Catanduva e bem ruim pra gente. Levamos um susto dentro de casa, a gente sabe que foi bem abaixo do que a gente vinha apresentando. Que sirva de alerta, para a gente não achar que tá ganho. Tem que jogar, senão complica - criticou a jogadora mais experiente do Vera Cruz Campinas.

Blumenau vira sobre Santo André/Apaba no minuto final

O Santo André/Apaba fazia boa partida, controlando a vantagem sobre Blumenau,no Ginásio Galegão, em Santa Catarina. E assim como no primeiro turno, no ABC paulista, a equipe catarinense reagiu e buscou outra vitória por um ponto de diferença, desta vez por 51 a 50. Mas diferentemente do primeiro encontro, agora a equipe contou com atuação decisiva de Wale Pérez, autora de 17 pontos.

Apesar da vitória, nada muda na situação do time catarinense na tabela, que segue na 5ª posição, retomando 50% de aproveitamento. Também fez a equipe paulista cair na tabela - ainda é terceira, com 6 vitórias em 10 jogos e 60% de aproveitamento.

- O jogo foi bastante forte, elas (Santo André/Apaba) acertaram mais, porém ao final do jogo nós tivemos mais confiança em nós mesmas e a defesa nos ajudou muito. E graças a confiança que as meninas têm em mim, consegui a última bola de três (que deixou a equipe a 1 ponto no placar), disse Pérez, que comemorou o fim de semana perfeito da equipe. "Estamos muito felizes, pois viemos trabalhando para isso e pouco a pouco estamos conseguindo os resultados. Seguiremos trabalhando mais forte", concluiu a venezuelana.

Com rodada adiantada, o Blumenau só volta a atuar no dia 2 de abril, em casa, contra o Vera Cruz Campinas. O time paulista tem o clássico do ABC pela frente no próximo sábado (24), fora de casa.

Joice bate recorde de assistências e cinco jogadoras pontuam em dígitos duplos

O Funvic/Ituano conseguiu sua maior vitória na LBF ao bater o Presidente Venceslau por 88 a 67, no Ginásio Joaquim Dias, em Itu (SP). Palmira foi a principal pontuadora (20 pontos) em uma noite que outras quatro ituanas bateram os 10 pontos - Lais (18), Leidi (16), Kelly (15) e Maira (10). Macarena D'Urso teve 14 pontos para Venceslau.

- Essa vitória é muito importante para a gente se manter na colocação. Não a que esperávamos, mas pensando lá pra frente também, num possível cruzamento. Começamos bem, mas como sempre em um quarto demos um 'apagão'. Mas foi muito válido pela superação no fim. Jogamos com raça e unidas, segredo pra qualquer vitória. O time todo está de parabéns e agora é pensar no próximo jogo, já que vai ser jogo duríssimo - comemorou Palmira.

Com 16 assistências, Joice estabeleceu o novo recorde do fundamento em uma partida da LBF, batendo as 14 registradas duas vezes em 2012 por Babi e Patricia.

Com 45,5% de aproveitamento, o time de Barbosa segue na sexta colocação, com 5 vitórias em 11 jogos. Já as comandadas de Flavio Prado vêm logo atrás com 30% de aproveitamento (3 vitórias em 10 jogos).

O próximo desafio do Funvic/Ituano é também em casa, contra o Vera Cruz Campinas, no domingo, na próxima partida transmitida pela TV Gazeta. Já as venceslauenses viajam para o Nordeste, onde encaram Uninassau na sexta-feira e Sampaio, no domingo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter