Jogos Paralímpicos de Inverno de 2018 terminam neste domingo

Cerimônia de encerramento foi realizada nesta manhã, com homenagem a Stephen Hawking; Cristian Ribeira foi o porta-bandeira da delegação brasileira

Cerimônia de encerramento - Jogos Paralímpicos 2018
Divulgação/Comitê Paralímpico Brasileiro

Escrito por

Os Jogos Paralímpicos de Inverno 2018 chegaram ao fim. Na manhã deste domingo, uma grande cerimônia de encerramento foi realizada no estádio de PyeongChang para celebrar os nove dias de competição, que reuniram mais de 550 atletas de 42 países diferentes.

A cerimônia ressaltou a superação das pessoas com deficiência e fez uma homenagem ao físico inglês Stephen Hawking, que morreu na última semana após conviver com esclerose amiotrófica por tanto tempo. A delegação brasileira contou com o snowboarder André Cintra, e os atletas de ski cross country, Aline Rocha e Cristian Ribeira, porta-bandeira no desfile. Esta foi a segunda participação do Brasil numa Olimpíada de Inverno.

- Foi uma experiência bacana. Achei o revezamento muito divertido. Pude aproveitar a minha loucura e correr bastante. Espero que nas próximas edições dos Jogos a gente possa ter mais atletas para que tenhamos chances de brigar de igual para igual na prova - afirmou Ribeira.

A edição de PyeongChang quebrou recordes no esporte paralímpico: foram seis modalidades diferentes disputadas (cross country, hóquei, snowboard, biatlo, curling e ski alpino). No quadro de medalhas, os EUA ficaram em primeiro, com 13 ouros, 15 pratas e 8 bronzes. A segunda posição ficou para os atletas que competem sob bandeira neutra: oito ouros, dez pratas e seis bronzes. O Canadá ficou em terceiro: oito ouros, quatro pratas e 16 bronzes.

- O número recorde de países participantes e de ganhadores de medalhas de ouro sublinha o crescimento do movimento paralímpico internacional. A chave, agora, é aproveitar esse momento e fazer dos Jogos de Pequim, em 2022, um evento de inverno ainda maior e melhor - celebrou o brasileiro Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Internacional.

Resultados do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno de PyeongChang 2018
Aline Rocha – ski cross-country
12km – 15º
1.1km – 22º
5km – 12º
revezamento 4x2.5km – 13º

Cristian Ribera – ski cross-country
15km – 6º
1.1km – 15º
7.5km – 9º
revezamento 4x2.5km – 13º

André Cintra – snowboard
banked slalom - 10º
snowboard cross - 10º

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter