Keanu Asing

Keanu Asing venceu Gabriel Medina na decisão da etapa da França do WCT (Foto: Divulgação/WSL)

LANCE!
12/10/2016
14:11
Hossegor (FRA)

O havaiano Keanu Asing surpreendeu o mundo do surfe nesta quarta-feira, ao conquistar o título da etapa do Hossegor (FRA) do Circuito Mundial (WCT), em decisão contra o brasileiro Gabriel Medina, vice-líder do ranking.

O surfista levou a melhor por 13,94 a 7,00 na decisão. Se por um lado o resultado reduziu a distância que separa o paulista da ponta da lista para 2.700 pontos, 1.500 a menos que antes do início da competição francesa, por outro ficou o sentimento de frustração para a torcida verde e amarela.

Se vencesse, Medina poderia diminuir em 700 a diferença para o líder John John Florence, a duas etapas para o fim da temporada. Ele chegou a 45,450 após o vice. O havaiano foi eliminado por Asing na semifinal e agora tem 48,150. O campeão, que chegou à França em 33º no ranking, subiu para 21º, com 18,750.

– É muito louco. Foi algo incrível vencer aqui. Espero que de alguma forma eu tenha ajudado o John John – disse Asing, que nunca havia chegado às quartas de final de um evento da elite do surfe antes.

O melhor resultado do havaiano na atual temporada havia sido a nona colocação na etapa de Teahupoʻo, no Taiti.

A próxima etapa acontecerá entre 18 e 29 de outubro, em Peniche (POR). A temporada termina no Havaí, entre 8 e 20 de dezembro.

Australiana garante título mundial 

No feminino, a australiana Tyler Wright garantiu antecipadamente o título inédito do Circuito, mesmo com derrota para Carissa Moore na decisão.

A havaiana levou a melhor por 16,36 a 9,83. Com a derrota da americana Courtney Conlogue na semi, diante de Moore, Wright não pode mais ser ultrapassada.