Simon Yates

Yates conquistou sua terceira vitória no Giro neste domingo (Foto: Divulgação)

LANCE!
20/05/2018
15:14
Sappada (ITA)

Na estação de esqui de Sappada, Simon Yates conquistou sua terceira vitória no 101º Giro d'Italia neste domingo e aumentou a vantagem sobre o atual campeão Tom Dumoulin, reforçando sua liderança na véspera de um contrarrelógio que pode ser decisivo para a competição. Ruim para o britânico Chris Froome, que não teve um bom desempenho na prova, apesar de ter iniciado a disputa como favorito após a vitória no sábado.

Em corrida muito disputada, Yates partiu solitário faltando 17km para o fim da prova e segurou a liderança até conquistar a 15ª etapa. Apesar de ter sentindo uma aproximação mais forte nos últimos minutos, o britânico não se sentiu pressionado.

- Foi um pouco de instinto. Quando saímos da descida, vi que havia um pouco de diferença para alguns caras, então pedi a Jack [Haig] que realmente desse o passo. Foi basicamente muito difícil e eu me senti bem, então escolhi meu momento para ir. Eles responderam pela primeira vez, e então eu dei tudo pela segunda vez e consegui fugir.

Apesar de ter a vantagem do tempo, Yates mantém os pés no chão quanto a distância para os adversários.

- É uma boa lacuna, mas ele (Dumoulin) pode tirar dois minutos de mim no TT em um estágio - explicou Yates - Eu tenho lutado desde que Israel tem uma boa lacuna. Eu tenho uma boa lacuna agora - estou feliz com essa lacuna. Mas isso pode desaparecer em 35km, então vamos ver - comentou após a prova.

O resultado deixa Yates na liderança do Giro seguido por Dumoulin, por 2,11, e com Domenico Pozzovivo na terceira marca, com 2,28. A competição continua na terça-feira, quando os competidores se encontram para a etapa entre Trento e Rovereto para o percurso de 34 km.

Veja a classificação da 15ª etapa:
Simon Yates (GBr) Mitchelton-Scott
Miguel Angel Lopez (Col) Astana Pro Team
Tom Dumoulin (Ned) Team Sunweb
Domenico Pozzovivo (Ita) Bahrain-Merida
Richard Carapaz (Ecu) Movistar Team

Veja a classificação geral:
Simon Yates (GBr) Mitchelton-Scott
Tom Dumoulin (Ned) Team Sunweb
Domenico Pozzovivo (Ita) Bahrain-Merida
Thibaut Pinot (Fra) Groupama-FDJ
Miguel Angel Lopez (Col) Astana Pro Team