Gabriel Medina busca tricampeonato em Fiji

O campeão mundial briga por um bom resultado para subir no ranking mundial; Adriano de Souza persegue a camiseta amarela

Gabriel Medina
Gabriel Medina é bicampeão (2014 e 2016) da etapa de Fiji Divulgação/WSL

Escrito por

Gabriel Medina ainda não deslanchou na temporada. Após um início positivo  - mesmo com a lesão no joelho - com o terceiro lugar em Gold Coast, o campeão mundial levou uma ducha de água fria e foi eliminado na primeira repescagem de Margaret River (25ª colocação). Bells Beach também não reservou boas ondas à Medina, que acabou no 13 lugar.

A quarta parada do Circuito Mundial, no Rio de Janeiro, parecia reservar um swell (ondulação) promissor ao surfista, que contou com o apoio da família, além da torcida brasileira. Porém, a surpresa da etapa, Yago Dora, entrou em seu caminho e encerrou a passagem do atleta de Maresias em Saquarema. Dora também foi o responsável pelas eliminações de John John Florence (HAV) e Mick Fanning (AUS) está confirmado na próxima parada do Tour, em Fiji.

Com menos pontos somados em relação a temporada anterior e com a décima posição no ranking mundial, Medina busca uma reação na temporada em Fiji, etapa que já lhe rendeu dois títulos e três finais. A quinta etapa da temporada se inicia ás 16h (horário de Brasília) deste sábado. Antes, será realizada a final feminina entre Courtney Conlogue (EUA) e Tatiana Weston-Webb (HAV) que, por falta de ondas, não ocorreu. 

Além de Gabriel, outro membro da Tempestade Brasileira está ansioso para o início da competição. Adriano de Souza, que é o vice-líder do ranking da Liga Mundial (WSL, em inglês), tem na prova a chance de assumir a liderança e se aproximar do bicampeonato mundial. Há apenas 500 pontos do atual número um, John John Florence (HAV), Mineirinho precisa terminar a etapa à frente do havaiano e não ser superado pelo sul-africano Jordy Smith e o australiano Owen Wright - que possuem a mesma pontuação do brasileiro.

Fiji ainda conta com o retorno de Ítalo Ferreira que, após uma lesão no tornozelo direito decorrente de treinos para a segunda parada do Tour, em Margaret River, retorna às competições. Ele será o primeiro brasileiro a cair na água e encara Kolohe Andino (EUA) e Joan Duru (FRA). Filipe Toledo, suspenso, e Caio Ibelli, lesionado, são desfalques na competição. Bino Lopes assume a vaga de Ibelli e Yago Dora foi convidado pela organização do evento.

A etapa e Fiji ocorre entre os dias quatro e 16 de junho (horário local) e será transmitida, ao vivo, pelo site da WSL. 

Confira as baterias da primeira fase:

1: Kolohe Andino (EUA) X Ítalo Ferreira (BRA) X Joan Duru (FRA)
2: Matt Wilkinson (AUS) X Jeremy Flores (FRA) X Ethan Ewing (AUS)
3: Owen Wright (AUS) X Ezekiel Lau (HAV) X Leonardo Fioravanti (ITA)
4: Adriano de Souza (BRA) X Kanoa Igarashi (EUA) X Bino Lopes (BRA)
5: Jordy Smith (AFS) X Jack Freestone (AUS) X Yago Dora (BRA)
6: John John Florence (HAV) X Josh Kerr (AUS) X Tevita Gukilau (FJI)
7: Joel Parkinson (AUS) X Frederico Morais (POR) X Jadson André (BRA)
8: Gabriel Medina (BRA) X Wiggolly Dantas (BRA) X Nat Young (EUA)
9: Julian Wilson (AUS) X Conner Coffin (EUA) X Stu Kennedy (AUS)
10: Sebastian Zietz (HAV) X Connor O´Leary (AUS) X Ian Gouveia (BRA)
11: Adrian Buchan (AUS) X Michel Bourez (TAH) X Miguel Pupo (BRA)
12: Kelly Slater (EUA) X Mick Fanning (AUS) X Bede Durbidge (AUS)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter