Daniel Dias disputa Circuito Loterias Caixa visando Mundial de natação

Multimedalhista nadará quatro provas no CT Paralímpico, em São Paulo e embarca para os Estados Unidos na segunda-feira

Daniel Dias, nove pódios no Rio
Daniel Dias soma 24 pódios em edições paralímpicas (Foto: Cleber Mendes / Lancepress!)

Escrito por

O nadador Daniel Dias, maior medalhista brasileiro em Jogos Paralímpicos, com 24 pódios, inicia, neste sábado, em São Paulo, sua participação no Circuito Loterias Caixa. A competição faz parte da preparação do atleta para o principal campeonato do ano, o Mundial, na Cidade do México, em setembro. Daniel é um dos 212 nadadores inscritos para esta primeira etapa nacional do Circuito. Além da natação, o evento também oferece provas de atletismo e halterofilismo e será realizado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.

O paulista é favorito na classe S5 nas quatro provas em que disputará, e como já fez o índice para o Mundial em abril, acredita que poderá nadar com mais tranquilidade nesta etapa.

- Foi bom ter feito essa marca logo, assim posso focar aqui em melhorar técnica, e ir afinando o movimento dentro da água - explicou. No Circuito, Daniel seguirá o que planejou logo após os Jogos do Rio-2016, quando decidiu dedicar-se nos estilos livre e costas, diminuindo, assim, a maratona de provas que costuma encarar nas competições.

As provas também darão ao atleta o ritmo para enfrentar a etapa de Indianápolis (EUA) da World Series do Comitê Paralímpico Internacional. Na próxima segunda-feira (5), o nadador já embarca para os Estados Unidos com o objetivo de enfrentar o seu principal rival, o norte-americano Roy Perkins.

- É importante ganhar esse ritmo e também participar da World Series para competir contra o meu grande adversário, que é o Roy. Será o momento de avaliar o nível geral dos outros nadadores e o meu também - disse.

Halterofilismo estreou nesta sexta-feira


O Circuito Loterias Caixa começou nesta sexta-feira, com as disputas no halterofilismo. Na parte da manhã, os atletas mais leves da modalidade disputaram três provas: feminino leve (unificado até 41kg, até 45kg e até 50kg), feminino até 55kg e masculino até 49kg.

O destaque foi Rene Belcássia (Sadef/RN), que levantou 85kg na barra, conquistou a medalha de ouro e ainda estabeleceu novo recorde brasileiro da divisão até 55kg. A marca também assegurou a atleta no Mundial da modalidade, em setembro, na Cidade do México. Completaram o pódio Camila de Andrade (CDDU/MG), com 72kg, e Helaine da Silva, com 55kg.

No feminino leve, as medalhas foram decididas com a Tabela AH, que leva em consideração o peso do atleta em relação ao peso na barra. A campeã foi Lara Aparecida de Lima (CDDU/MG), com 60kg e 72,33 pontos na tabela AH, novo recorde brasileiro júnior; e a medalhista de prata foi Isabela Soares (APNH/SP), com 66kg e 70,73 pontos. No masculino até 49kg, o campeão foi Josenildo da Silva (Sadef/RN), com 117kg. A prata foi para Eduardo Soares (Adefa/AM), com 116kg, e o bronze, para Ailton da Silva (Sadef/RN), com 105kg.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter