Nassau, nas Bahamas, será sede da Grande Final da Star Sailors League

Nassau, nas Bahamas,  sede da Grande Final da Star Sailors League  (Foto: Divulgação/Star Sailors League )

RADAR/LANCE!
26/11/2015
18:06
São Paulo (SP)

As regatas da Star Sailors League Finals vão começar no dia 2 de dezembro, em Nassau, nas Bahamas. Pelo terceiro ano consecutivo alguns dos melhores velejadores do mundo irão competir nas águas azuis claras em frente ao Nassau Yacht Club pelo título e pelo prêmio em dinheiro de US$ 200 mil. Lars Grael, atual campeão mundial da classe Star, seu irmão Torben, Jorginho Zarif e Bruno Prada serão os representantes brasileiros na competição.

A Star Sailors League desenvolveu um novo formato de competições na vela, em parceria com alguns dos mais experientes e talentosos velejadores do mundo. O principal objetivo deste formato é criar a tensão e empolgação nos apaixonados pelo esporte ecom as respostas positivas que têm dado, os velejadores realmente acreditam que o formato da SSL cumpre com este objetivo, sem perder a essência da velejada. A introdução de um sistema eliminatório, inspirado pelos play-offs, ajuda a aumentar a pressão e termina com um final no estilo “o vencedor leva tudo!”.

A Grande Final vai começar com uma Cerimônia de Abertura, realizada no Nassau Yacht Club, na terça-feira, dia 1º de dezembro e na quarta-feira as 20 duplas estarão na água, prontas para a competição. As 11 melhores duplas se classificam para o último dia de regatas, no dia 5, que será disputado em um formato eliminatório. Toda a ação poderá ser acompanhada ao vivo pela internet e incluirá entrevistas em vídeo com os competidores.

Dez duplas, ranqueadas entre 2º e 11º na fase classificatória, disputarão uma única regata válida como quartas de final. Passam para a semi-final os seis melhores, mais o vencedor da fase classificatória. Os sete times disputam uma regata única, eliminatória, e os quatro melhores passam de fase, disputando a final em mais uma regata única. O vencedor desta regata será coroado vencedor da SSL Finals e receberá, além do troféu, o prêmio em dinheiro.

A cobertura completa dos quatro dias de competição poderá ser vista online, com comentários de convidados especiais no estúdio, incluindo a lenda da vela Dennis Conner. As filmagens na água serão feitas por câmeras de alta tecnologia e rastreadores GPS, que darão trackings em 3D da Virtual Eye. Para os velejadores virtuais, a regata também poderá ser disputada online, através do Virtual Regatta.

Entre os dias 2 e 5 as regatas serão apresentadas online no site http://finals.starsailors.com. A cobertura completa das regatas, mais flashes do tracking, oferecidos pela Virtual Eye, com a mesma tecnologia que foi usada na America´s Cup, permitirão que as pessoas do mundo inteiro possam torcer pelo seu velejador favorito. Além da página oficial da SSL, muitos outros websites mostrarão o evento ao vivo. O site brasileiro será divulgado em breve.