Vela - Jorge Zarif

Jorge Zarif vai em busca do bicampeonato em campeonato da Classe Finn (Foto: Wander Roberto/Inovafoto)

RADAR/LANCE!
22/11/2015
15:22
Rio de Janeiro (RJ)

O velejador Jorge Zarif será o último brasileiro a entrar na água em 2015 para disputar um Campeonato Mundial. A partir de terça-feira (dia 24), o brasileiro campeão mundial em 2013 na classe Finn vai em busca do bicampeonato na competição que será realizada em Takapuna Beach, em Auckland, na Nova Zelândia. A programação conta com duas regatas diárias. No dia 29 de novembro será realizada a regata da medalha.

- Foi um mês de preparação bem intensa em Takapuna. O Mundial classifica quatro países para os Jogos Olímpicos, então muita gente chegou bem antes para fazer uma adaptação perfeita. Estou bem feliz com o rendimento do treinamento - afirmou Zarif, de 23 anos, já classificado para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Na Nova Zelândia, o brasileiro dá prosseguimento à parceria com o técnico Rafael Trujillo, retomada no evento-teste dos Jogos Olímpicos, em agosto. O espanhol havia se ausentado para disputar a Volvo Ocean Race, famosa regata de volta ao mundo.

- Estamos com um barco novo, bem diferente dos antigos, mas que parece ser melhor na maioria dos ventos. Vai ser um campeonato muito difícil e a pontuação deve ser bem alta. O segredo vai ser fazer uma boa média. Estamos prontos - disse.

Nas águas de Takapuna Beach, Zarif enfrentará seus grandes adversários na classe Finn. Estarão presentes o britânico Giles Scott, bicampeão mundial em 2011 e 2014 e vencedor do evento-teste deste ano; o croata Ivan Klakovic Gaspic, atual líder do ranking mundial e prata no Mundial de 2014; o holandês Pieter-Jan Postma, prata no Mundial de 2007 e bronze no evento-teste; o dinamarquês Jonas Høgh-Christensen, prata em Londres-2012; e o francês Jonathan Lobert, bronze em Londres-2012.