Com enredo de novela, Seleção feminina busca vaga nas quartas de final do Mundial de handebol

Após jogos resolvidos nos últimos segundos, Brasil quer escrever novo capítulo no Mundial neste sábado contra a Romênia, pelas oitavas de final, com Dara como protagonista

Handebol Feminino Brasil x França (foto:JONATHAN NACKSTRAND / AFP)
Dara festeja o gol nos segundos finais contra França (Foto: Wander Roberto/Inovafoto)

Escrito por

Uma novela com muita emoção, reviravoltas e que deixa os espectadores atentos até os segundos finais. A personagem principal da trama: Dara. O nome: Explode Coração. Opa, isso até parece um plágio da novela da TV Globo, que ficou no ar do fim de 1995 até maio de 1996. Mas na verdade tem sido o enredo da campanha da Seleção Brasileira feminina no Mundial da Dinamarca. Afinal, o que não faltam são momentos de tirar o fôlego.

E neste domingo, às 17h30 (de Brasília), em Kolding, acontece mais um capítulo dessa trama, com o duelo entre Brasil e Romênia pelas oitavas de final. A esperança é que seja mais uma etapa de sucesso para que a trama não seja encerrada antes do esperado.

Atual campeã mundial, a Seleção Brasileira tem provado na competição deste ano estar cada vez mais madura. Se em anos anteriores a equipe até chegava a fazer frente às principais adversárias, mas não saía vitoriosa – como nos Jogos Olímpicos de 2012, quando chegou a estar na frente contra a Noruega nas quartas de final, porém acabou derrotada por um gol –, agora tudo mudou.

Na Dinamarca, as brasileiras conseguiram dois resultados imprevisíveis até poucos segundos para o fim das partidas: o empate com a Coreia do Sul e a vitória diante da França. Se no primeiro duelo a ala Alexandra Nascimento brilhou, no último foi Dara quem se tornou a heroína.

Trama de novela? Pode até ser, ainda mais porque a pivô na verdade se chama Fabiana Carvalho Diniz e recebeu o apelido justamente por conta da famosa novela global.

– Em minha antiga equipe, em Osasco, tinham muitas Fabianas. E no começo, eu não tinha uma casa fixa, então, era uma cigana (risos). Aí, uma companheira de time me chamou de Dara, e o apelido ficou até hoje – explicou a atleta ao site do LANCE!.

Para Dara, essa mudança nos resultados da Seleção em jogos importantes tem uma explicação:

– É a maturidade. Para mim, essa é a palavra que define isso.

O momento também parece ajudar. Afinal, somadas as partidas do Mundial de 2013, são 14 jogos de invencibilidade no torneio (13 vitórias e 1 empate). Então, que a trama brasileira tenha novo final feliz.

NO SUFOCO
Coreia do Sul
Na estreia no Mundial, o Brasil perdia para a Coreia do Sul por 24 a 23. Mas com dois segundos para o fim do jogo, Alexandra Nascimento empatou o duelo.
......................
França
O jogo valia a primeira colocação do Grupo C, e a França jogava pelo empate. Com dez segundos para o fim, as francesas empataram. Na saída de bola, restando quatro segundos, Dara arriscou do meio da quadra e marcou: 21 a 20 para o Brasil.

A NOVELA EXPLODE CORAÇÃO
​Novela do horário nobre da TV Globo, entre 6 de novembro de 1995 e 3 de maio de 1996. A personagem principal era a cigana Dara, interpretada por Tereza Seiblitz. Teve 185 capítulos.

CONFIRA UM BATE-BOLA COM DARA:

Como foi a sensação de levar o empate França e, logo, em seguida fazer o gol da vitória do meio da quadra e nos últimos segundos?
Dara:
Em nenhum momento, desisti de ganhar... E logo em seguida, veio a sensação maravilhosa de fazer o gol!

Esse foi o segundo jogo em que o Brasil fez um gol no fim e mudou um resultado ruim. De onde vem essa estabilidade emocional?
D: Estamos sabendo desde o início que os jogos seriam muito duros e que teríamos de manter a concentração, o foco e a tranquilidade. A maturidade da equipe e o grande trabalho psicológico que nossa psicóloga faz são a chave dessa estabilidade.

Morten Soubak vibrou demais contra a França. O que ele falou?
D: Parabéns, parabéns mesmo! Mas já acabou. Agora, é focar no próximo. Ele é muito sério e sabe que agora começa uma guerra por jogo. Até agora, não ganhamos nada, não podemos nos deslumbrar.

Qual a expectativa para o jogo contra a Romênia?
D: Vai ser um jogo duro, difícil. Será o jogo das nossas vidas... Por que falo isso? Porque se o resultado for negativo, já não existirá mais jogos, e a partir deste domingo cada fase que a gente passar será o jogo da nossa vida!

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter