Alex Ribeiro conquista QS 3000 da África

Hizunomê Bettero foi o vice-campeão e outro paulista, Victor Bernardo, parou nas semifinais

Alex Ribeiro (SP)
Alex Ribeiro é o quinto colocado no ranking do WQS @WSL / Ian Turthell

Escrito por

Pela terceira vez esse ano, uma etapa do WQS é encerrada com uma final brasileira, e agora foi Alex Ribeiro quem festejou o título no QS 3000 da África do Sul. A decisão no último domingo em Durban foi contra o conpatriota Hizunomê Bettero.  Victor Bernardo, dividiu o terceiro lugar com o peruano Miguel Tudela nas semifinais. Outro paulista, Deivid Silva, e o catarinense Tomas Hermes, perderam nas quartas e ficaram em quinto lugar na verdadeira invasão brasileira na África do Sul.

- Estou muito feliz, é um sentimento muito bom. Eu nem consegui dormir direito essa noite, só ficava pensando no campeonato e eu estava muito instigado pra competir. Eu estou amarradão em vencer aqui e em fazer a final com meu amigo, Hizunomê Bettero, que é um grande surfista também - contou Alex Ribeiro

A decisão com Hizunomê Bettero na África do Sul foi a terceira 100% brasileira em etapas do WQS este ano. A primeira aconteceu no QS 6000 de Newcastle, na Austrália, onde o catarinense Yago Dora derrotou o líder do ranking, Jessé Mendes. A segunda foi no QS 1500 Rip Curl Pro Argentina em Mar del Plata, que abriu a corrida pelo título sul-americano da WSL, com vitória paulista de Thiago Camarão sobre o capixaba Krystian Kymerson. De quebra, ainda teve uma final sul-americana numa etapa do QS 3000 em Portugal, com o uruguaio Marco Giorgi vencendo o próprio Thiago Camarão em Santa Cruz.

Com o título, Alex deu um grande passo para recuperar a vaga na elite da WSL (Liga Mundial de Surfe) perdida no ano passado. Com os 3.000 pontos no ranking, entrou na lista dos dez que se classificam pelo QS, subindo do 12º para o quinto lugar, logo abaixo de Yago Dora, que não competiu na África do Sul, como o líder Jessé Mendes. Já o vice-campeão Hizunomê Bettero somou 2.250 pontos e saltou de 82 para 26 na classificação geral das 29 etapas completadas no domingo em Durban.

- Foi um ótimo resultado na minha primeira competição aqui na África do Sul. Agora eu vou ter um tempo para visitar alguns lugares turísticos aqui e também surfar algumas boas ondas até o evento de Ballito, que será muito importante, o primeiro QS 10000 do ano. Parabéns ao Alex (Ribeiro) e obrigado a todos os organizadores do evento - disse Hizunomê Bettero.

Hizunomê já venceu uma etapa esse ano, o QS 1500 Jack´s Surfboard Pro no maior palco do esporte nos Estados Unidos, Huntington Beach, na Califórnia.

Confira o top-10 do WQS após o QS 3000 da África:

1: Jessé Mendes (BRA) – 16.980 pontos
2: Hiroto Ohhara (JPN) – 8.830
3: Jorgann Couzinet (FRA) – 8.810
4: Yago Dora (BRA) – 8.630
5: Alex Ribeiro (BRA) – 8.455
6: Soli Bailey (AUS) – 7.540
7: Cooper Chapman (AUS) – 7.245
8: Ian Crane (EUA) – 6.630
9: Keanu Asing (HAV) – 6.400
10: Flavio Nakagima (BRA) – 6.060

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter