Weverton - Goleiro Atlético PR

Goleiro se destaca no Atlético-PR desde 2012 e projetava uma chance na Seleção (Foto: Thomas Santos/AGIF/Lancepress!)

Guilherme Moreira e Daniel Piva
31/07/2016
19:34
Curitiba (PR)

Com o corte do goleiro Fernando Prass, da Seleção Brasileira que disputará a Olimpíada, a CBF confirmou o substituto: Weverton, 28 anos, do Atlético-PR. A escolha, que chega a ser surpreendente, pois o jogador nunca havia sido convocado antes, era algo projetado pelo jogador, que pedia uma chance para representar o Brasil.

Natural de Rio Branco-AC, Weverton se destacou nas categorias de base do Corinthians. No profissional, ele conseguiu se firmar na Portuguesa, nas temporadas 2010 e 2011. O arqueiro é o titular absoluto do Furacão desde 2012.

Pelo clube paranaense, Weverton já disputou 243 jogos. Foi campeão paranaense em 2016 e destaque dos times nas campanhas do acesso para a elite em 2012, além da terceira colocação na Série A e no vice-campeonato da Copa do Brasil em 2013. 

Uma das especialidades do jogador tem sido a defesa de penalidades máximas. Somente no Campeonato Brasileiro do ano passado, ele defendeu três (contra o Avaí, Santos e Internacional). No total, o goleiro já pegou sete pênaltis com a camisa atleticana - computando decisões em cobranças de penais.

Além disso, o capitão rubro-negro tem feito alguns grandes jogos com a camisa do Atlético-PR. Os mais lembrados são contra o Grêmio, na semifinal da Copa do Brasil em 2013, e contra o Fluminense, na Série A do ano passado, no Maracanã.

Mais recentemente, um duelo teve importância ainda maior. Tite, técnico da Seleção principal, acompanhou a atuação do camisa 12 na vitória por 3 a 0 sobre o Cruzeiro, no Mineirão, pela décima quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Algo que pode ajudá-lo em uma possível chance nas convocações do novo treinador brasileiro. O goleiro, na partida em Belo Horizonte, fez pelo menos três defesas com alto grau de dificuldade.

Por outro lado, Weverton falhou em partidas próximas também. Diante da Chapecoense, na quinta-feira passada, pela Copa do Brasil, o goleiro levou um gol bem defensável. Uma partida depois, contra o Sport, neste final de semana, o arqueiro também não segurou uma bola fácil no primeiro gol. 

Apesar disso, Weverton é marcado pela ótima regularidade e ser importante com defesas decisivas. O defeito de não saber trabalhar com os pés foi corrigido - e o próprio Micale já comentou que quer um goleiro que saiba jogar assim.

Sonho de jogar pela Seleção

Devido a tudo isso e a identificação com a torcida, os atleticanos pediam uma chance a Weverton na Seleção Brasileira. O jogador, obviamente, tinha esse sonho e comentou sobre a questão em oportunidades anteriores.

- É algo que eu projeto, mas o primeiro passo é estar no nível de seleção. E isso eu acredito que eu estou alcançando - declarou o goleiro no início da temporada, quando admitiu que acreditava que teria uma chance na Seleção em 2016 e era sondado por outras equipes, como o São Paulo.

Para isso, Weverton contava com a campanha dos companheiros. Não foram poucas as vezes em que nomes como o antigo técnico Milton Mendes e o atacante Walter pediam uma chance ao goleiro atleticano.

- É um dos melhores com quem eu já joguei e já enfrentei. Certeza que merece - declarou Walter, recentemente ao ser questionado sobre a capacidade do capitão do time.

Além do campo

Weerton, Babi Muniz
Goleiro se envolveu com panicat até o ano passado. (Reprodução)

Fora o bom desempenho em campo, Weverton ainda chama a atenção do público feminino fora dele também. O goleiro é frequentemente elogiado pelas torcedoras atleticanas em jogos na Arena da Baixada ou nas redes sociais. O goleiro ainda ficou marcado por um romance com a panicat Babi Muniz.

Filho em 2017 

Weverton
Weverton faz brincadeira com a notícia de ser pai. (Reprodução/Facebook)

Na metade deste mês, o arqueiro divulgou que será pai de uma menina. O camisa 12 postou a novidade nas redes sociais, no dia 16. A previsão de nascimento é para janeiro.

- Chegou a hora de separar os homens do meninos, de viver uma nova vida, uma nova história, escrita pelos dedos de Deus. "Os filhos são Herança do Senhor, uma recompensa que ele dá". Obrigado senhor ‪#‎felizdemais‬ ‪#‎deusnossurpreende‬ ‪#‎Herança‬ ‪#‎Deusébom‬ ‪#‎papaifeliz‬ - declarou.