Washington Coração Valente

Washington será treinador pela primeira vez (Foto: Reprodução)

Guilherme Barbosa
04/10/2017
10:27
Vitória da Conquista (BA)

O Vitória da Conquista, time que disputará a Série D do Campeonato Brasileiro em 2018, anunciou o acerto com Washington Coração Valente como técnico para a temporada do ano que vem. O ex-atacante de São Paulo, Fluminense, Atlético–PR e Seleção Brasileira assumirá o seu primeiro desafio como treinador. Desde o mês de agosto as negociações estavam em andamento, e em setembro tudo já estava praticamente acertado, restando apenas a assinatura do contrato.

Washington se apresenta no dia 15 de dezembro, junto com o seu auxiliar técnico Marcus Vinícius e o preparador Físico Solivan Dalla Valle, quando iniciará a pré-temporada da equipe que disputará a Primeira Divisão do Campeonato Baiano, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série D.

- Fazer um grande Campeonato Baiano, disputando para poder chegar às finais, até mesmo chegar ao título, e na Série D, com certeza, subir para a Série C - projetou Washington em entrevista ao Lance!, no mês de setembro, quando ainda negociava com o time baiano.

O presidente do Vitória da Conquista, Ederlane Amorim, destaca a qualidade e o carisma da nova contratação:

- É um fato importante para a cidade, receber um profissional com a qualidade e o carisma de Washington, que se qualificou para essa nova missão. Temos certeza que será um grande ano – disse Amorim ao site oficial do clube.

Após concluir a sua carreira como jogador, Washington fez cursos de gestor e de treinador na CBF e percebeu que tinha maior afinidade com o papel de técnico que, segundo ele, combina mais com o seu jeito intenso. Ele fez estágios no Atlético-PR, com Paulo Autuori, no Fluminense, com Abel Braga, e na Seleção Brasileira, a convite de Edu Gaspar, com Tite.

Como jogador, Washington atuou de 1993 a 2011 e passou por clubes como Internacional, Grêmio, Atlético-PR, São Paulo, Fluminense e Fernerbahçe (Turquia). Em 2001, ele vestiu a camisa da Seleção Brasileira, na disputa da Copa das Confederações. Em 2004, pelo Atlético-PR, Washington marcou 34 gols no Campeonato Brasileiro e se tornou o maior artilheiro de uma única edição do Brasileirão. Em 2010, foi Campeão Brasileiro com o Fluminense de Muricy Ramalho.