Joanderson

Joanderson foi artilheiro do sub-20 são-paulino na temporada passada (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Bruno Grossi
03/05/2016
17:55
São Paulo (SP)

Depois de quase três semanas, São Paulo e Cruzeiro, enfim, acertaram a troca de dois garotos criados nas categorias de base. O Tricolor enviou o centroavante Joanderson para a Raposa, que repassou ao time paulista o volante Tom. Em ambos os casos, os atletas permanecerão emprestados por duas temporadas às novas equipes.

Aos 20 anos, Joanderson tem no currículo convocações frequentes para as categorias de base da Seleção Brasileira e a artilharia do sub-20 do São Paulo na temporada passada, quando foi campeão da Copa Ouro, da Copa do Brasil e da Copa Ipiranga, o antigo Campeonato Brasileiro da categoria. Foi também titular na Copa São Paulo de Juniores deste ano.

Depois, porém, ele perdeu espaço para Pedro, que foi titular na conquista da Copa Libertadores da América Sub-20 e chegou a ser inscrito por Edgardo Bauza no Campeonato Paulista. Joanderson também foi testado por Patón, mas uma lesão impediu que o artilheiro continuasse a fazer parte do processo de transição para a equipe profissional.

Ao contrário de Joanderson, que pode já integrar o time principal do Cruzeiro, Tom deve passar mais tempo nas categorias de base do São Paulo. O volante, que tem 18 anos e foi observado pela Seleção Brasileira sub-20 no mês passado, pode ser opção para o técnico André Jardine em Cotia depois que o capitão Banguelê passou a treinar no CT da Barra Funda.

Os dois jogadores envolvidos na troca já visitaram os novos clubes e devem ser anunciados oficialmente nos próximos dias.