LANCE!
22/03/2016
19:08
Rio de Janeiro (RJ)

A Série D do Campeonato Brasileiro deste ano não contará mais com 48 clubes, o que havia sido revelado no último dia 15. A CBF divulgou nesta terça-feira, através do seu site oficial, que a competição, agora, contará com 68 times. Tal mudança teria ocorrido após a pressão feita por diversas federações que não ficaram satisfeitas com a divisão de vagas feita pela entidade na primeira ampliação da competição – que desde a primeira edição, em 2009, nunca teve mais de 41 participantes.

Com o novo acréscimo de, desta vez 20 clubes, o estado de São Paulo seguirá tendo quatro vagas. Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Goiás e Bahia aparecem na sequência com três.

Já Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Sergipe, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Distrito Federal, Amazonas, Acre, Piauí, Tocantins, Amapá, Roraima e Rondônia contarão com dois representantes na edição deste ano da Quarta Divisão.

O número de 68 equipes é completado com Águia de Marabá, Madureira, Caxias e Icasa, os quatro times rebaixados na Série C-2015. Ou seja: Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul contarão, no total, com quatro times, enquanto que Pará e Ceará terão três representantes.

A ampliação de integrantes na Quarta Divisão foi celebrada por Milton Dantas, presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF). O estado tinha uma vaga e, agora, terá dois representantes na Série D. 

– Foi uma luta das federações de menor porte, que agora se vêm recompensadas com mais um clube na competição. Melhor que tudo isso é que a CBF vai bancar integralmente a competição com passagens, hospedagem e alimentação. Será uma grande ajuda aos clubes de menor porte do futebol – destacou o mandatário, ao site oficial da FSF.

No até então único acréscimo de times, o estado de São Paulo havia ganho dois representantes. Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte e Pará haviam ganho um. A CBF havia se baseado no Ranking Nacional das Federações de 2016 para definir tal distribuição. 

O REGULAMENTO DA SÉRIE D-2016 COM 68 TIMES:

Segundo o site da CBF, os 68 times serão divididos em 17 grupos de quatro integrantes cada. Avançarão à próxima fade o primeiro colocado de cada chave, além dos 15 melhores segundos colocados, totalizando 32 equipes.

A fase seguinte será no formato mata-mata, com jogos de ida e volta. A tendência é que tais confrontos também sejam regionalizados, assim como ocorrerá com os grupos da primeira fase. A CBF ainda divulgará a tabela inicial da competição, assim como os documentos técnicos do sorteio.