Sede da CBF (Foto: arquivo LANCE!)

CBF, que tem sede no Rio de Janeiro anunciou a decisão nesta terça-feira (Foto: arquivo LANCE!)

LANCE!
15/03/2016
18:09
Rio de Janeiro (RJ)

Com o objetivo de tornar a Série D do Campeonato Brasileiro ainda mais nacional, a Confederação Brasileira de Futebol anunciou que mais oito clubes foram incorporados ao torneio deste ano. Assim, a Série D em 2016 será disputada por 48 times.

Em nota oficial divulgada nesta terça-feira, a CBF explicou que, para a distribuição das oito vagas criadas, levou-se em consideração o Ranking Nacional das Federações de 2016.

Com a novidade, o sistema de disputa será alterado para 12 grupos de quatro clubes cada, com jogos de ida e volta dentro do grupo. Classificam-se para a segunda fase os dois primeiros de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados, totalizando 32 clubes. A partir da segunda fase, a competição será disputada através do sistema mata-mata até a sua conclusão.

- A CBF acredita que, com esta modificação, está estimulando o surgimento
de novos talentos, garantindo emprego e renda para os que trabalham com o futebol e movimentando a torcida local, que poderá acompanhar seus times preferidos e vibrar com seus jogadores - afirma a CBF em carta divulgada em seu site e assinada por Manoel Flores, diretor de competições da entidade.