Rodada encaminha as quartas de final do Paulista. Veja o panorama

Sete dos oito classificados para o mata-mata do Estadual já estão definidos. Palmeiras e Novorizontino são os únicos que sabem a ordem das partidas. Veja a situação do seu clube

Santo André 0x1 Santos
(Foto: Ivan Storti/Santos FC)

Escrito por

O empate por 1 a 1 entre São Paulo e Corinthians, nesse domingo, no Morumbi, em jogo válido pela 11ª rodada do Campeonato Paulista, deixou apenas algumas definições pendentes para o meio de semana, quando a fase de grupos do Estadual será encerrada. Isso porque os confrontos das quartas de final já estão encaminhados.

O clássico paulista teve algumas polêmicas. Maicon, do Tricolor, foi advertido ao imitar uma galinha ao comemorar o gol que abriu o placar. Wellington Nem, do São Paulo, e Pablo, do Corinthians, foram alvos de reclamações, já que os rivais acharam que os dois deveriam ter sido expulsos durante o segundo tempo. Por outro lado, o cartão vermelho dado ao atacante nos minutos finais arrancou a ira da equipe da casa.

O Palmeiras tropeçou no sábado ao empatar por 2 a 2 com o Osasco Audax no Allianz Parque. Depois de garantir a classificação para as quartas de final, Eduardo Baptista tem rodado o elenco e utilizou no jogo em questão reservas como Fabiano, Antônio Carlos, Thiago Santos e Alecsandro. Agora, na quarta-feira, quando se despede da primeira fase em visita à Ponte Preta, o técnico já afirmou que pretende escalar um time perto do que considera ideal já como preparação para o mata-mata. Mas, para isso, terá de lidar com desfalques: Mina, Guerra, Dudu e Borja seguem a serviço de suas seleções, e Thiago Santos e Tchê Tchê estão suspensos.

O duelo entre Palmeiras e Ponte interessa também ao Santos, que disputa a primeira colocação do Grupo D com a Macaca. Após passar boa parte do campeonato correndo risco de eliminação, o Peixe venceu o Santo André por 1 a 0 no sábado, no ABC, e assumiu a primeira posição da chave.

Santos e Ponte já estão classificados para as quartas de final. Mas, como os dois times têm 19 pontos, a rodada de quarta-feira vai definir quem começa jogando em seu estádio e quem decide o mata-mata em casa. No meio de semana, enquanto a Macaca recebe o Verdão, o Peixe encara o Novorizontino na Vila Belmiro.

O único confronto 100% definido – ou seja, já com a ordem dos mandos de jogo – é o do Grupo C: o Palmeiras visita o Novorizontino no próximo fim de semana e fecha a disputa no Pacaembu sete dias depois, já que o Allianz Parque estará indisponível para que seu gramado seja trocado.

No Grupo A, as coisas já estão praticamente decididas. O Corinthians já sabe que terminará a fase de grupos na liderança da competição e que decidirá as quartas de final em casa. O Timão recebe o Linense na última rodada. O Botafogo, com 16 pontos e saldo positivo de três gols, recebe a Ferroviária. E o Ituano, com 13 pontos e saldo negativo de um gol, recebe o Red Bull em busca de uma improvável classificação.

Por fim, no grupo B, já se sabe que Linense e São Paulo estão classificados. Os dois clubes têm 17 pontos, mas o do interior, que visita o Corinthians na última rodada, tem cinco vitórias. O Tricolor, por sua vez, tem quatro triunfos, e fecha sua participação na fase de grupos em visita ao São Bernardo.

Os pontos dos jogos das quartas de final valerão na soma total para definição de mandos dos confrontos da semifinal, quando o melhor classificado enfrentará o pior dos quatro. O mesmo vale para a final.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter