LANCE!
14/09/2016
20:00
Salvador (BA)

Há exatos 103 anos, no dia 14 de setembro de 1913, era criada, em Salvador, a Federação Bahiana de Futebol (FBF). Começava ali a história da entidade que fortaleceu o Baianão e criou diversas competições. Entre elas, torneios voltados para o desenvolvimento das categorias de base, futebol amador e futebol feminino. A caminhada contou com a colaboração de dezenas de dirigentes, que escreveram suas linhas na história de glórias e prestígio da FBF no cenário nacional.

Desde 2001, a entidade é presidida por Ednaldo Rodrigues Gomes. O crescimento e fortalecimento do futebol baiano nesses 15 anos são significativos. Na Copa do Mundo 2014, por exemplo, foi dada mais uma prova do prestígio dos baianos no cenário nacional, quando Ednaldo atuou como chanceler do COL e a Arena Fonte Nova foi eleita o melhor estádio da competição.

Posteriormente, Salvador recebeu, em 2015, o duelo entre Brasil e Peru, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Mais recentemente, a capital sediou outra grande competição internacional: partidas do futebol masculino e feminino dos Jogos Olímpicos 2016. Tantos eventos renderam o título de ‘cidade do futebol’ a Salvador.

- Nós congratulamos todos os gestores que por essa casa passaram, pois deram uma motivação para que o futebol do estado da Bahia crescesse cada vez mais. Agradecemos, também, aos que contribuíram direta e indiretamente para o êxito do nosso planejamento: filiados, clubes da 1ª e 2ª divisão, ligas municipais, árbitros do quadro da FBF, torcedores, a imprensa esportiva e todos aqueles que elevam o nome do nosso futebol - declarou Ednaldo Rodrigues.