Zebra aparece e Venezuela deixa Uruguai perto do adeus

Gol de Rondón garante a vitória por 1 a 0, que praticamente garante os venezuelanos na próxima fase da Copa América. Celeste, com duas derrotas, depende de um milagre

Copa America - Uruguai x Venezuela (foto:Don EMMERT / AFP)
Copa America - Uruguai x Venezuela (foto:Don EMMERT / AFP)

Escrito por

Uruguai e Venezuela representou nesta quinta-feira o encontro entre o líder e o lanterna das Eliminatórias Sul-Americanas para o Mundial de 2018. No entanto, na Copa América edição centenária, essa credencial e o tradicional favoritismo celeste não deram as caras. A zebra, vestida de vinotinto, passeou na Filadélfia com o triunfo venezuelano por 1 a 0, gol de Rondón ainda no primeiro tempo.

Com o resultado válido pela segunda rodada do Grupo C, os uruguaios estão virtualmente eliminados com uma rodada de antecipação (duas derrotas e lanterna). Já a Venezuela manteve os 100% de aproveitamento (duas vitórias) e praticamente garantiu sua vaga nas quartas de final, que pode ser confirmada ainda nesta quinta-feira, caso o México vença ou empate com a Jamaica.


O cenário inicial parecia propício para a recuperação uruguaia. O adversário precisou fazer uma substituição logo aos sete minutos (Rosales lesionado) e o time celeste tinha um volume ofensivo consistente, sobretudo nas tentativas de jogadas aéreas. Em boa parte do primeiro tempo a blitz do Uruguai não foi transformada em gol por uma série de fatores: finalizações ruins, furadas de bola e até a trave. 

Como no futebol que não faz leva, a Venezuela abriu o placar. Guerra vê o goleiro Murslera adiantado e chuta quase do meio de campo. A bola pega no travessão e no rebote Rondón faz a festa dos venezuelanos. A vantagem animou a equipe vinotinta, que quase foi para o intervalo com uma vantagem maior, mas Guerra parou no goleiro Muslera.

Com apenas 45 minutos para se manter vivo na Copa América, o Uruguai foi para o tudo ou nada. Intensificou seu domínio e presença na área adversária. Apesar da insistência, a defesa venezuelana se mostrava aguerrida e ia minando todas as tentativas uruguaias.

Com os minutos passando, a Venezuela se arriscava em contra-ataques com os espaços deixados pelos uruguaios. Peñaranda teve a chance de praticamente nocautear o rival, mas Muslera entrou em ação e evitou o pior. O jogo ficou aberto, com os venezuelanos desperdiçando oportunidades, enquanto o Uruguai, na base da raça característica, tentava ao menos o empate.

Cavani teve duas oportunidades claríssimas de manter o fio de esperança uruguaio. Mas o atacante não era Suárez, que do banco lesionado nada podia fazer. Agora, o astro do Barcelona vai possivelmente apenas cumprir tabela contra a Jamaica no sábado. Além dos venezuelanos (que encara o México no mesmo dia), a torcida do Vasco também comemorou o resultado. Afinal de contas, Martin Silva deve estar de volta antes do previsto. Coisas do futebol.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter