Lucas Lima e Casemiro - Treino Seleção Brasileira

Lucas Lima pode ficar com a vaga de Casemiro para o duelo deste domingo (Foto: RINGO CHIU / AFP)

RADAR/LANCE!
09/06/2016
19:37
Orlando (EUA)

A suspensão de Casemiro, que levou o segundo cartão amarelo na goleada sobre o Haiti, abriu o caminho para Dunga fazer ao menos uma mudança na equipe brasileira que está atuando na Copa América edição centenária para a decisiva partida diante do Peru, neste domingo, na cidade de Boston, pela terceira e última rodada do Grupo B.

O treinador brasileiro teria duas opções imediatas: colocar o jovem Walace, do Grêmio, que é o jogador da posição de Casemiro e manteria a estrutura de jogo. Por outro lado, Dunga poderia escolher Lucas Lima, recuando Elias, e deixando o meio de campo mais ofensivo e com uma melhor saída de bola.

Pesa a favor de Walace o fato da partida contra os peruanos ser uma boa oportunidade para Dunga observar o volante, que tem idade olímpica. Por outro lado, a experiência de Lucas Lima e uma corrente da torcida e imprensa em ver um futebol mais ofensivo da Seleção poderia também pesar na decisão do treinador para o duelo que decidirá o destino do Brasil dentro da competição em solo americano.

Questionado sobre possíveis mudanças (a boa atuação de Gabriel na vaga de Jonas também foi alvo de perguntas), Dunga mais uma vez fez mistério e respondeu com um de seus mantras:

– A disputa é entre os 23 jogadores. Cada um preparado para entrar e fazer a diferença. Tenho conversado muito com eles que algumas vezes quem sai jogando não é tão importante quanto quem entra e tem que modificar o jogo - declarou o comandante brasileiro.

Nesta quinta-feira a Seleção fez treino fechado para a imprensa. Nenhum jogador falou em coletiva também. A delegação sai de Orlando e chega em Boston na parte da noite.

OPINIÃO DOS ESPECIALISTAS
​Dunga deve armar o time sem Casemiro?


JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO (Colunista do L!)
​Opções não faltam para o treinador. Acho que o Lucas Lima tem lugar no time, já que é muito bom na armação de jogadas e Elias e Renato Augusto podem fazer a função de volantes.

Walace é outra opção e a própria entrada de Paulo Henrique Ganso, um craque, não acharia absurda. Daí Elias ficaria mais recuado. O que o Brasil não pode é entrar recuado, pensando apenas em empatar. Tem que se impor. E apresentar um futebol bonito e ofensivo. Bem diferente do do jogo de estreia. 

EDUARDO MANSELL (Editor do L!)
​Eu entraria com o Wallace porque é preciso ter pelo menos um jogador no meio que marque bem para dar equilíbrio ao time. Colocar Lucas ou Ganso significaria deixar o meio muito exposto em um jogo que o Brasil tem a vantagem do empate. Além disso, a Seleção Brasileira ainda não está tão equilibrada como equipe para se dar ao luxo de ser ousada dessa forma.


RAFAEL BULLARA (Editor do L!)
​Dunga não poderá repetir o mesmo time dos dois primeiros jogos e seria interessante ver Lucas Lima como o substituto. Elias não vem bem e poderia atuar mais recuado para que o camisa 10 seja titular contra o Peru.