Sporting x Porto

Slimani foi o craque do jogo, com dois gols (Foto: FRANCISCO LEONG/AFP)

Roberto Assaf
02/01/2016
20:43
Lisboa (POR)

O Sporting assumiu a liderança do Campeonato Português ao vencer o Porto por 2 a 0, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, arrancando, de quebra, a invencibilidade dos Dragões, após 15 rodadas disputadas, diante de quase 50 mil torcedores. Os Leões chegaram aos 38 pontos, contra 36 do rival. O herói do clássico luso foi o argelino Islam Slimani – que brilhou no Mundial do Brasil, em 2014 – marcando duas vezes, uma em cada tempos, chegando aos 10 gols na Liga.

O Sporting teve maior posse de bola no primeiro tempo, mas o jogo ficou basicamente concentrado no meio, pois as duas defesas neutralizavam com alguma facilidade os ataques adversários. O Porto apostava sobretudo nos contra-ataques, e foi assim que teve efetivamente as melhores chances, quando o placar era de 0 a 0. Corona pecou por driblar excessivamente, aos 11 minutos, finalizando na zaga, e Aboubakar, livre, chutou em cima de Rui Patrício, aos 18.

Quem não faz, leva. Aos 26, Jefferson cobrou falta pela esquerda e Slimani cabeceou firme no canto direito de Casillas, que pulou atrasado. Aboubakar, no entanto, ainda teve outra oportunidade, e como no lance anterior, lá estava o goleiro dos Leões para evitar o pior.

Torcida do Sporting
Torcida do Sporting faz a festa no Alvalade (Foto: Facebook do Sporting)

O Porto retornou para a etapa derradeira disposto a empatar, se arriscando mais no setor ofensivo, deixando o Sporting acuado, sem acertar a saída de bola. Aos poucos, porém, o time da casa equilibrou, e ao contrário do que ocorrera na etapa inicial, foi quem ameaçou de fato o adversário. Slimani acertou cabeçada no travessão aos 18. Bryan Ruiz quase marca com bela pancada por cima da baliza. Na seqüência, Adrien Silva carregou até a intermediária e mandou na trave direita do goleiro espanhol.

As mudanças promovidas pelo espanhol Julen Lopetegui não surtiram efeito. Aos 39, Bryan Ruiz fez belo lançamento para ele, Slimani, que invadiu a área por trás da zaga, tocando à esquerda de Casillas, fechando o caixão dos portistas. Com a vitória, o Sporting de Jorge Jesus mostrou que está de fato no caminho do céu, pronto para encerrar 13 anos de jejum no Campeonato Português, dado que o clube verde e branco ganhou pela última vez na temporada 2001-02.