‘Faltou ganhar a Liga dos Campeões’, diz Gilberto Silva ao LANCE!

Dois anos depois de disputar sua última partida como profissional, campeão do Mundo pela Seleção e da Libertadores pelo Galo anunciou aposentadoria

Antes de pendurar as chuteiras, Gilberto Silva voltou ao Atlético-MG
Gilberto Silva conquistou a Libertadores de 2013 pelo Atlético-MG  (Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG)

Escrito por

Campeão do Mundo em 2002 com a Seleção Brasileira e vencedor da Libertadores com o Atlético-MG 11 anos depois, Gilberto Silva anunciou nesta sexta-feira sua aposentadoria. Mas o agora ex-jogador não sairá do mundo do futebol. Em entrevista exclusiva ao LANCE!, ele fala da carreira e o futuro:

- Lutei para voltar a jogar, fiz cirurgia no joelho direito, tive algumas complicações e fiz outras cirurgias. Tentei voltar no ano passado, mas não aconteceu. Neste ano também não deu.

No tempo em que esteve sem jogar, Gilberto diz que teve propostas de times do Brasil e do exterior, mas nada que o fizesse retornar.

- Tive propostas, mas achei melhor não avançar, não seria tão interessante.

De 2013 para cá, o ex-volante fez reabilitação no América-MG, clube que o revelou, e estudou. O próprio Coelho chegou a oferecer o cargo de diretor de futebol ao pentacampeão, mas ele recusou.

- Recusei por estar com um projeto em andamento. A partir do momento em que mudei meu foco, surgiram projetos diferentes, a continuidade em outra função. Estive em Londres, conversando com o Arsenal, e surgiu a possibilidade de prestar consultoria internacional para clubes e atletas.

Como consultor internacional, eventualmente participará de transações de atletas e diz que já está atuando nesta nova área.

- Vou trazer e levar negócios, tenho conversado com algumas pessoas e clubes.

Embora tenha vencido a Copa e a Libertadores, Gilberto Silva sente falta de outra taça no currículo, a da Liga dos Campeões da Europa.

- Faltou ganhar a Liga dos Campeões. Perdi uma final, foi duro, difícil, doloroso mesmo, mas canalizo minhas energias nas coisas positivas que tive, tão grandiosas quanto Liga - declarou, referindo-se à derrota para o Barcelona na final de 2006. 


Uma dessas grandiosidades foi a conquista da inédita Libertadores pelo Galo em 2013, no ano em que o jogador voltou ao clube, depois de jogar por Arsenal, Panathinaikos (Grécia) e Grêmio.

- Foi lindo o retorno e a conquista da forma que aconteceu, sofrida, nada fácil, cada jogo uma emoção diferente, me sinto orgulhoso, feliz. Quando recebi o convite para voltar fiquei receoso por causa da minha história e de repente não dar certo, mas fui feliz com a escolha e pude contribuir com a equipe.


Antes de conquistar a América, ele foi um dos primeiros brasileiros a jogar o Campeonato Inglês. Pelo Arsenal, Gilberto Silva ganhou a Premier League de forma invicta, na temporada 2003/2004, ao lado de craques como Vieira, Bergkamp e Henry.

- Fizemos algo grandioso, tínhamos um time que fisicamente era muito forte, tecnicamente qualificado, rápido na transição, sólido na defesa. Sabíamos que íamos ganhar os jogos no túnel, o respeito antes de entrar em campo era grande e os adversários nos olhavam com medo.

Depois de jogar três Copas do Mundo e vencer uma, Gilberto Silva deixa os gramados para atuar nos bastidores, mas promete não abandonar a luta do Bom Senso por melhorias no futebol brasileiro.

- Continuo no Bom Senso, dando opinião, mas principalmente quero o bem do futebol. Um desejo de mudança, sendo parte ou não do movimento, como amante do futebol e do país.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter