Pentacampeão Gilberto Silva anuncia fim da carreira e aposentadoria

Ex-zagueiro e volante vai atuar na área de consultoria internacional

Antes de pendurar as chuteiras, Gilberto Silva voltou ao Atlético-MG
Após anos na Europa, Gilberto Silva retornou ao Atlético-MG, seu último clube (Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG)

Escrito por

Aos 39 anos, o pentacampeão do mundo Gilberto Silva anunciou que não vai continuar sua carreira de jogador de futebol e pendurou as chuteiras. O anúncio foi feito nesta manhã de sexta-feira em um hotel de Belo Horizonte

- A partir de hoje, dou por encerrada minha carreira como atleta. É uma coisa difícil. No mundo, a gente não pede pra nascer. Quando a gente nasce, a gente não quer morrer. Já ouvi uma frase que diz que jogador de futebol morre duas vezes. Eu discordo. Acho que o jogador de futebol morre uma vez, e faz uma transição do campo pra uma nova etapa. Para mim, é um momento de transição, não uma primeira morte. Por mais dolorido que seja, é um momento que eu poderia ver como tristeza, momento difícil, mas vejo com muita alegria. São 20 anos de muita alegria. É isso que fica pra mim e pra minha família – comentou.

Desde 2013, quando se desligou do Atlético-MG, seu último clube, Gilberto Silva aproveitou para estudar e projetar os planos para o futuro. A partir de agora, o ex-zagueiro e volante vai atuar na área de consultoria internacional.

- Nesses dois anos fora dos gramados, o que eu tenho feito é me preparado bastante pra uma nova etapa da minha vida, e eu não sabia quando chegaria o momento. Chegou o momento de fazer essa transição. Nessas últimas semanas eu estive em Londres, visitando o Arsenal, minha velha casa. Vi que tem uma forma bacana de continuar no futebol, de um jeito diferente, que é com a questão da consultoria internacional. Me intitulo dessa forma, um consultor internacional, para clubes e atletas. Vou fazer um trabalho dentro do que eu aprendi – definiu.

Gilberto ainda recebeu um recente convite do América-MG, clube que o revelou, para ser diretor de futebol da equipe, mas explicou os motivos da recusa.

- Recebi o convite do América, mas não foi possível. Estou focado nesse novo projeto internacional, acho que é o meio perfil – acrescentou, sem antes deixar de frisar que continuará buscando colaborar com o futebol brasileiro.

- Todos nós podemos contribuir com o futebol. Nós queremos um futuro melhor para o torcedor. Tem muita gente matando a paixão pelo futebol, e elas precisam ser punidas. As crianças têm que ir pro campo para torcer, vibrar, sem desconfiança. Nunca tinha assistido um momento desses, como está hoje, com essa quantidade de corrupção. Isso tem que mudar. Nunca vou deixar de dar minha opinião – concluiu.

Gilberto Silva começou sua carreira no América-MG, onde foi campeão brasileiro da Série B em 1997. De lá, chamou a atenção do Atlético-MG, clube onde virou ídolo e que o projetou para o futebol internacional. Em 2002, foi campeão da Copa do Mundo e se transferiu para o Arsenal, onde também fez sua história, ergueu títulos e fez parte de um dos maiores times na história do clube. Antes de voltar ao Brasil, ainda jogou no Panathinaikos, da Grécia. Em 2011, veio para o Grêmio e retornou ao Atlético para finalizar sua carreira de sucesso com o título inédito da Copa Libertadores.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter