Messi: ‘Confio no meu pai. Sei que ele não me enganaria’

Acusado de evasão fiscal, craque argentino depõe em tribunal de Barcelona

Messi no tribunal de Barcelona
Messi chega ao tribunal de Barcelona (Foto: LLUIS GENE/AFP)

Escrito por

Messi compareceu nesta quarta-feira ao tribunal de Barcelona para depor sobre supostas fraudes fiscais. O craque argentino e o pai, Jorge Messi, são acusados de desviarem do Fisco Espanhol 4,1 milhões de euros (R$ 16,5 milhões) relativos a contratos de direitos de imagens de 2007 a 2009.

O Ministério Público daquele país pediu 22 meses de prisão para o jogador e o pai por conta do esquema ilícito.

No depoimento, Messi só respondeu às perguntas ligadas às questões fiscais.

- Nunca perguntei ao meu pai sobre impostos. Confio nele e nos meus advogados. Sei que eles não me enganariam. Não entendo do assunto. Só me dedico a jogar futebol - se defendeu o camisa 10 do Barcelona, que já devolveu cinco milhões de euros (R$ 20 milhões) ao Fisco da Espanha pela evasão.

Jorge Messi também foi questionado pela advogacia do Estado e isentou o filho.

- Ele não sabia de nada - reforçou.

A investigação começou em 2013. Em 2005, a família de Messi teria sido aconselhada por seu ex-assessor Rodolfo Schinocca a fundar uma empresa em Belize para o depósito do dinheiro relacionado aos direitos de imagem.

Em 2015, a família rompeu com Schinocca e substituiu a empresa em Belize por outra no Uruguai, continuando a receber pelos direitos de imagem, sem pagar os impostos à Fazenda espanhola.

Após a audiência, Messi seguirá para os Estados Unidos, onde se juntará ao elenco da seleção argentina que disputará a edição centenária da Copa América.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter