Lanus x San Lorenzo

Lanús foi o último campeão argentino (Foto: Alejandro Pagni / AFP)

LANCE!
13/07/2016
20:42
Buenos Aires (ARG)

Os clubes argentinos serão responsáveis pela Primeira e Segunda divisões do Campeonato Argentino por meio de uma "Superliga". Com a finalidade de livrar o futebol do país da crise, a resolução foi acertada nesta quarta-feira, após votação que contou com dirigentes e federações regionais.

A AFA (Associação de Futebol Argentino), por sua vez, será responsável pelos demais campeonatos e pela seleção.

- A diretoria da AFA acompanhou o projeto. É uma demonstração de sabedoria. Isso que aprovamos hoje, vai se transformar na refundação do futebol argentino - afirmou Claudio Tapia, vice-presidente da entidade nacional.

A "Superliga" controlará as verbas públicas que a AFA recebia por meio do programa "Fútbol para Todos", pelos direitos de transmissão dos jogos das duas principais divisões.

A medida foi aprovada por 70 votos a favor e teve apenas um contra, o de Mario Giammaría, representante da liga de Rosário, que considera "um suicídio para o futebol local".

O novo Campeonato Argentino começará no dia 19 de agosto, com 30 times; todos se enfrentarão em turno e returno. O torneio será finalizado apenas em maio de 2017. Quatro participantes serão rebaixados e apenas dois ascenderão.