Em meio a provocações e rivalidade, Flamengo e Sport duelam há anos por título de 1987

Superior Tribunal Federal não reconhece Flamengo como campeão Brasileiro de 1987, mas clube ainda luta na Justiça. Recentemente, clubes trocaram provocações na internet

Flamengo 1987
Flamengo foi campeão do Módulo Verde, equivalente à Primeira Divisão, em 1987 (Foto: Celso Meira)

Escrito por

O duelo entre Flamengo x Sport é muito badalado desde 1987. O ano da discórdia entre os clubes ainda rende muitas discussões e até mesmo provocações na internet. O Supremo Tribunal Federal (STF) não reconhece o Rubro-Negro da Gávea como campeão Brasileiro daquela temporada. No entanto, o clube carioca se considera o verdadeiro dono da taça, pois conquistou o troféu do Módulo Verde daquele ano, equivalente à Primeira Divisão atual. 

A troca de farpas mais recente ocorreu no Twitter. Em sua conta oficial na rede, o Leão publicou que 'o campeão de 87' iria estrear contra o Flamengo, no Brasileiro. O Rubro-Negro carioca rebateu com humor.

- Correção: ao contrário do que foi informado num perfil que citou nosso título de 87, a estreia no Brasileirão NÃO será Flamengo x Flamengo - dizia a mensagem.

Apesar da posição do STF, o Flamengo ainda tenta reverter a decisão. Como o último recurso do clube foi negado pelo ministro Marco Aurélio de Mello, o Rubro-Negro espera a decisão dos demais ministros da corte.

O Sport, por sua vez, quer continuar sendo reconhecido como o único campeão Brasileiro de 1987. Em 2011, a CBF também reconheceu o Flamengo como campeão Brasileiro. Depois, o Leão foi a Justiça e conseguiu o que queria. Desde então, o clube da Gávea tenta, sem sucesso, ser reconhecido, via Justiça, como o verdadeiro campeão.

COMO TUDO COMEÇOU

A polêmica no Campeonato Brasileiro de 1987 surge quando a CBF, na época, abdica da organização do torneio, alegando falta de recursos. É quando surge o Clube dos 13, que mantém a competição em vigência, convidando ainda Goiás, Coritiba e Santa Cruz. O torneio - Módulo Verde - é vencido pelo Flamengo em decisão contra o Internacional.

Depois de abdicar da organização do Brasileiro, a CBF voltou atrás e criou o que ficou conhecido como o módulo amarelo, que teve 16 outros clubes e o Sport como seu campeão em final contra o Guarani. A entidade máxima do futebol brasileiro designou que teria de haver um cruzamento entre os dois, além de Flamengo e Internacional, para que fosse definido o real campeão.

Discordantes, Flamengo e Inter se negaram a jogar o quadrangular decisivo, o que fez a CBF anunciar Sport como o campeão e o Guarani vice. Em 1988, estes dois clubes inclusive representaram o Brasil na Copa Libertadores.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter