Corinthians - São Paulo (Foto: Miguel Schincariol/Lancepress)

Alguns jogadores devem ser poupados nos dois últimos jogos do Timão (Foto: Miguel Schincariol/Lancepress)

Bruno Cassucci e Lucas Faraldo
24/11/2015
07:00
São Paulo (SP)

Quem disse que o Campeonato Brasileiro acabou para o Corinthians? Hexacampeão com três rodadas de antecedência, o Timão terá embates contra Sport, na Arena Pernambuco, e Avaí, em Itaquera, para encerrar sua participação na competição. Com possibilidade de quebra de recordes, tais jogos estão longe de apenas cumprirem tabela para o Alvinegro.

Com 80 pontos, o Corinthians igualou o Cruzeiro de 2013 como a melhor campanha dos pontos corridos desde 2006, quando o Brasileirão passou a ter 20 clubes. Se evitar tropeços contra Sport e Avaí, além de ultrapassar tal marca, também deixará para trás os 72,5% de aproveitamento do Cruzeiro de 2003 (melhor campanha da história dos pontos corridos, independentemente da quantidade de equipes envolvidas). Atualmente, o Timão tem 74,1%.

Um dos quesitos mais importantes na opinião de Tite, o saldo de gols do Timão-2015 está a caminho de entrar para a história. Desde 2006, o melhor saldo foi de 40 gols, do Cruzeiro de 2013. O Corinthians, a duas rodadas do fim, soma 42. Na era dos pontos corridos de forma geral, o recorde é de 55 gols, da Raposa-2003.

Falando em gols, o Corinthians tem chance de bater também o melhor ataque do Brasileirão desde 2006. O Cruzeiro de 2013 balançou as redes 77 vezes. O Timão hoje soma 70 tentos a favor. Dá para tirar sete gols em dois jogos, comandante Tite?

– Tenho que começar a descobrir desafios. A informática lançou os desafios por Whatsapp para eles, de ter melhor defesa, ataque, melhor pontuador, mais vitórias, mais disciplinado. Até quando libero de concentração encho o saco. Vou continuar desafiando – disse o treinador.

Vale lembrar que um item já impossível para o Corinthians de 2015 bater é o de defesa menos vazada da era dos pontos corridos. Em 2007, o São Paulo levou apenas 19 gols em 38 rodadas. O Timão, após 36 partidas, teve as redes balançadas 28 vezes.

"Até quando libero de concentração encho o saco. Vou continuar desafiando", Tite

Por outro lado, com 90% de aproveitamento em casa, o Corinthians já tem garantida a melhor campanha como mandante na era dos pontos corridos, independentemente do resultado da partida contra o Avaí. São 16 vitórias, um empate e uma derrota do Timão em casa (17 jogos na Arena e um na Fonte Luminosa).

CAMPEÃO DOS CAMPEÕES

O aproveitamento do Corinthians na atual edição do Brasileirão supera o das demais equipes campeãs nacionais pelo clube. Entre as campanhas de 1990, 98, 99, 2005 e 11, a de melhores números é a que marcou o tricampeonato, com 67,81% de pontos ganhos. Atualmente, como já citado acima, o Timão tem 74,1%.