Corinthians x São Paulo (Foto: Marcelo Machado de Melo)

Romero deitou e rolou nos 6 a 1 do último domingo em Itaquera (Foto: Marcelo Machado de Melo)

Bruno Grossi
23/11/2015
15:35
São Paulo (SP)

A tarde do último domingo foi de festa para o Corinthians pelo massacre por 6 a 1 sobre o São Paulo no Campeonato Brasileiro. Há dez anos, o Timão também chegava ao título do torneio nacional, mas a campanha havia sido marcada ainda na terceira rodada por uma goleada por 5 a 1 para o Tricolor. Separadas por uma década, as elásticas guardam algumas coincidências e o LANCE! separou seis delas na lista abaixo. Confira:

Corinthians - São Paulo (Foto: Miguel Schincariol/Lancepress)
Timão levantou a taça do hexa (Foto: Miguel Schincariol/Lancepress)

Recém-campeões
Assim como no domingo em Itaquera o Corinthians ainda curtia a ressaca da festa do hexacampeonato do Brasileirão, o São Paulo sorria em 2005 com a recente conquista do Campeonato Paulista. A taça, inclusive, foi a última do torneio estadual erguida pelo clube do Morumbi.

Corinthians x São Paulo (Foto: Miguel Schincariol/Lancepress!)
Corinthians x São Paulo (Foto: Miguel Schincariol/Lancepress!)

Estrelas em crise
Se hoje o Tricolor conta com um elenco estrelado, mas cercado de polêmicas e insucesso, em 2005 era o Corinthians que sofria com um plantel cheio de vaidades. Em vez de Alexandre Pato, Michel Bastos, PH Ganso e Luis Fabiano, eram Carlitos Tevez, Carlos Alberto, Roger e Mascherano os centros de atenção.

Corinthians x São Paulo - 08/05/2005 (Foto: Renato Cordeiro/Lancepress!)
Danilo brilhou em 2005 (Foto: Renato Cordeiro/Lancepress!)

Danilo decisivo
No Majestoso de domingo, o meia acertou lindo passe de calcanhar para Lucca assinalar o quarto gol corintiano. Há dez anos, o agora ídolo da Fiel era decisivo com a camisa são-paulina ao pegar sobra na entrada da área, bater firme e contar com trapalhada de Carlos Alberto para fazer o terceiro tricolor.

Corinthians x São Paulo - 08/05/2005 (Foto: Reginaldo Castro/Lancepress!)
Bola parada de Ceni foi fatal (Foto: Reginaldo Castro/Lancepress!)

Três gols de bola parada no 1º tempo
O interino Milton Cruz lamentou após o massacre de Itaquera o fato de o São Paulo ter sofrido três gols oriundos de bolas paradas na Arena Corinthians, todos no primeiro tempo. Há uma década, os alvinegros sofriam do mesmo veneno: um de pênalti de Rogério Ceni, um de Luizão em rebote de falta e o contra de Carlos Alberto após escanteio.

Torcida protesta no CT do São Paulo
Torcida tricolor fez protesto em frente ao CT (Foto: Léo Saueia)

Revolta dos derrotados
Membros das torcidas organizadas do São Paulo saíram da Arena Corinthians antes do fim do jogo, não viram o pênalti perdido por Alan Kardec e seguiram para a porta do CT da Barra Funda. Por lá, apedrejaram o ônibus tricolor, obrigaram os jogadores a saírem de carro na contramão e ameaçaram seguir para a casa de dirigentes. Em 2005, os corintianos tentaram invadir o gramado do Pacaembu durante o 5 a 1 e um torcedor chegou a se pendurar no placar do estádio e o gol de pênalti de Carlos Alberto passou despercebido.

Corinthians - Campeão Brasileiro 2005 (Foto: Nelson Almeida/Lancepress!)
Tevez foi o craque de 2005 (Foto: Nelson Almeida/Lancepress!)

Prêmio no fim do ano
Após o Majestoso de 8 de maio de 2005, o Corinthians demitiu o técnico argentino Daniel Passarella, usou outros dois treinadores na temporada e, apesar de problemas no elenco e polêmicas na arbitragem, foi campeão brasileiro. Dez anos depois, o São Paulo seguiu no G4 após o 6 a 1 e, contra Figueirense e Goiás, tem a chance de terminar o ano em clima menos pesado com uma vaga na Copa Libertadores da América.