Diário de viagem: qual é o clima da Copa? Olha, por enquanto é friiiiiio…

Nos primeiros dias em Moscou nada de verão: um clima de inverno para os padrões brasileiros na capital da Rússia, o coração do Mundial que começa na quinta-feira

Apesar do clima e do céu cinza, a paisagem vale a pena
Bernardo Cruz

Escrito por

Fala, galera! Cheguei há dois dias aqui em Moscou e, apesar de saber que o verão dos russos não é aquele calor "africano" que nós temos no Brasil, fui surpreendido. Afinal de contas, cheguei no coração da Copa do Mundo, literalmente, no clima predominante dos donos da casa.

O verão, para os russos, começa no dia 1º de junho. As temperaturas beiram a casa dos 20º graus e a mínima chega aos 13º. Existem dias semelhantes aos nossos de verão, com mais de 30 graus. Contudo, devido a uma frente fria, os meus primeiros dias na Rússia foram de MUITO frio. 

Para vocês terem uma ideia a minha chegada no sábado aconteceu por volta das 4h20 no horário local. Até passar pela imigração e pegar minhas bagagens foram cerca de 40 minutos. Na saída, o dia já estava claro, o céu limpo e.... CINCO GRAUS. Cadê aquela temperatura amena ? (risos).

Andei por apenas algumas partes, como a parte central que é margeada pelo Rio Moscou (foto acima), no Estádio Lujniki (peguei minha credencial para a Copa no local), na área próxima ao Estádio do Spartak (fica perto da minha residência). Em todos esses momentos, a máxima não passou dos 11º graus.

Enfim, não adiantou lamentar. Precisei reforçar o casaco. Como vocês viram nas imagens, pelo menos não exagerei. Apesar de acostumado ao frio, os meus amigos russos também se agasalharam. Enfim, já estou ambientado. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter