Equador e Haiti

Equador bate Haiti e está garantido nas quartas de final (Foto: Divulgação/Twitter oficial da Copa América)

RADAR/LANCE!
12/06/2016
21:27
East Rutherford (EUA)

Equador e Haiti se enfrentaram na noite deste domingo, em partida válida pela última rodada da fase de grupos. Jogando no MetLife Stadium, em East Rutherford (EUA), os equatorianos golearam por 4 a 0 e garantiram vaga na próxima fase da Copa América Centenário. Enner Valencia, Jaime Ayoví, Noboa e Antonio Valencia fizeram os gols do jogo. 

Com a vitória, os equatorianos avançam na competição, e agora irão enfrentar os Estados Unidos nas quartas de final. Haiti deu adeus. Com a vitória sobre o Brasil, o Peru fica com o primeiro lugar do Grupo B.

O JOGO 

Precisando da vitória, os equatorianos não perderam tempo e começaram com tudo. Após escanteio, bola sobrou para Mina, mas zagueiro isolou. Não demorou muito e gol veio com Enner Valencia. Atacante arrancou em velocidade e só tirou do goleiro para abrir o placar. O autor do gol era a principal arma de ataque dos equatorianos. 

Nove minutos depois, Enner saiu novamente de frente para o goleiro, mas desta vez só rolou para Jaime Ayoví ampliar. Os haitianos pouco assustavam, sem poder ofensivo, mas ainda sim conseguiram botar uma bola no travessão com Mechack, de cabeça. No lance seguinte, foi a vez de Jaime Ayoví carimbar o poste e quase marcar outra vez. Antes do apito final, o Equador ainda perdeu uma grande chance com Enner Valencia, que chegou atrasado e viu a zaga afastar o perigo. 

Na volta para a segunda etapa, o Haiti quase marcou com Belfort após vacilo de Erazo, mas Domínguez salvou com o pé direito. O Equador respondeu com Cazares,  mas zagueiro cortou antes da bola entrar. Jogo era lá e cá, com as duas equipes buscando o ataque o tempo todo. Os equatorianos conseguiram chegar ao terceiro gol com Noboa, aos dez minutos, após bom passe de Montero. 

Enner Valencia teve a chance para fazer o quarto gol, mas demorou demais e foi desarmado pela zaga haitiana antes de finalizar. Sem chances de classificação, o Haiti foi para cima, para tentar marcar o gol de honra, mas quem voltou a marcar foram os equatorianos, com Antonio Valencia. Vencendo por quatro gols de diferença, o Equador diminuiu o ritmo e esperou o apito final para comemorar a classificação. 

FICHA TÉCNICA
EQUADOR 4 x 0 HAITI

Data-Hora: 12/06/16 - 19h30 (de Brasília)
Estádio: MetLife Stadium, em East Rutherford (EUA)
Árbitro: Gery Vargas (BOL)
Assistentes: Javier Bustillos (BOL) e Juan Pablo Montaño (BOL)
Cartões amarelos: (EQU); Lafrance e Genevois (HAI)
Cartão vermelho: Não houve
Gols: Enner Valencia, 10'/1ºT (1-0); Jaime Ayoví, 19'/2ºT (2-0); Noboa, 10'/2ºT (3-0); Antonio Valencia, 35'/2ºT (4-0)

EQUADOR: Alexander Domínguez; Paredes, Mina, Erazo e Walter Ayoví; Gruezo (Gaibor, 34'/2ºT) Noboa, Antonio Valencia e Jefferson Montero; Enner Valencia (Fidel Martínez, 38'/2ºT) e Jaime Ayoví (Cazares, Intervalo). TEC: Gustavo Quinteros.

HAITI: Placide; Alcénat, Goreux, Genevois, Mechack Jérôme e Jaggy; Jean Alexandre, Lafrance (Hilaire, 25'/2ºT), Marcelin (Jean Alexandre, 37'/2ºT) e Jeff Louis; Belfort (Jeff Louis, 25'/2ºT). TEC: Patrice Neveu.