LANCE!
14/07/2016
07:05
São Paulo (SP)

Foi no século passado a última vitória do Palmeiras dentro do Beira-Rio. Desde 6 de dezembro de 1997, há exatos 18 anos e sete meses, o Verdão não vence o Internacional no estádio, palco da partida deste domingo, às 16h, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. É contra um tabu que dura 14 partidas (11 derrotas e três empates) que o Alviverde vai defender a liderança no Sul.

A última vitória do Palmeiras na casa do Inter terminou com o placar de 1 a 0, gol do lateral-esquerdo Wagner, em jogo que já tinha cara de amistoso. Com o Verdão já classificado para a final do Brasileirão-97 num quadrangular, ao lado de Santos e Atlético-MG, as duas equipes apenas cumpriram tabela. A equipe paulista acabou sendo vice-campeã, contra o Vasco. No período do jejum, em São Paulo, houve sete vitórias alviverdes, seis do Inter e dois empates.

O tabu, então, começou em 1999, quando o Palmeiras, campeão da Copa Libertadores, estava de malas prontas para o Japão para a disputa do Mundial. Pela fase de classificação do Brasileiro, o Inter, ameaçado de rebaixamento, salvou-se da queda com vitória por 1 a 0, gol de Dunga.

Na última visita ao Beira-Rio, pelas quartas de final da Copa do Brasil de 2015, o Verdão teve chances claras de quebrar o tabu. Barrios desperdiçou um pênalti quando o jogo estava 0 a 0. Alex, depois, abriu o placar para o Colorado, enquanto que Rafael Marques empatou: 1 a 1. O Alviverde venceu a volta por 3 a 2, no Allianz Parque, avançou e conquistou o título da Copa.

Há quatro anos, um jogo polêmico marcou a vitória do Inter por 2 a 1, pelo Brasileirão-12. O atacante Barcos marcou um gol de mão, inicialmente validado, para o Verdão. O quarto árbitro avisou o árbitro, Francisco Carlos Nascimento, que o argentino usou o braço e voltou atrás. O jogo chegou a ser suspenso até que o STJD julgasse sua anulação. A queixa foi uma possível interferência externa com recurso eletrônico, proibido pela Fifa, com informações da TV. A partida não foi anulada e o Brasileirão terminou com rebaixamento do Verdão.

Além das quartas da Copa do Brasil de 2015, o Palmeiras também não saiu derrotado do Sul contra o Inter em 2010 e 2006 no jejum. As duas terminaram 1 a 1. O retrospecto geral no Beira-Rio é amplamente favorável aos donos da casa no confronto: 22 vitórias coloradas, nove empates e apenas três vitórias alviverdes. Será que Gabriel Jesus & Cia. detonam o tabu na reestreia de Paulo Roberto Falcão como treinador do Internacional? A bola rola no domingo...