Vasco entra na Justiça pelo Maracanã e exige participação no processo de cessão temporária do estádio

Cessão temporária para o Flamengo termina no próximo dia 25 e clube não recebeu resposta do Governo do Estado quanto ao processo

Maracanã
O Maracanã vem sendo alvo de disputa entre os clubes do Rio (Reprodução / Instagram Maracanã)

Escrito por

Sem resposta do Governo do Estado, a seis dias do fim do Termo de Permissão de Uso (TPU) do Maracanã para Flamengo e Fluminense, o Vasco decidiu agir. O clube entrou com um mandado de segurança na Justiça, exigindo que a Casa Civil realize um chamamento público e autorize ao Cruz-Maltino a chance de apresentar proposta e participar do processo de cessão temporária do estádio. A informação foi publicada primeiro pelo "ge" e confirmada pelo LANCE!.

O Vasco havia notificado o Governo no dia 11 de abril, exigindo a sua participação no próximo TPU, já que possui proposta pronta e mais vantajosa para administrar o Maracanã, porém não obteve retorno. Essa prática se repetiu em novembro, quando a cessão temporária para o Flamengo foi renovada pela sexta vez.

+ Vasco anuncia a contratação do meia argentino Gabriel Carabajal

Caso a renovação automática do TPU aconteça pela sétima vez ao Flamengo, o Vasco pede também que o contrato seja suspenso até que a Justiça julgue a ação.

O Vasco argumenta que o prazo curto não seria problema para ter um chamamento público. Na ação, o departamento jurídico do clube relembra que no primeiro TPU assinado pelo Flamengo, único com chamamento público, em abril de 2019, o Governo finalizou o processo em quatro dias. Na ocasião foi publicado no Diário Oficial, as propostas foram apresentadas em 48h, e a decisão foi tomada um dia depois.

+ Todos os jogos do Brasileirão você encontra no Prime Video. Assine já e acompanhe o seu time do coração!

No mandado de segurança, o Vasco, além de garantir que está pronto para administrar o Maracanã de imediato, ressaltou que Flamengo e Fluminense jogarão no estádio sem qualquer tipo de impedimento.

"O VASCO DA GAMA, por sua vez, já garantiu à AUTORIDADE COATORA que não apenas cumprirá os requisitos do TPU como garantirá que o ESTÁDIO DO MARACANÃ seja utilizado pelos demais clubes interessados (sobretudo e especialmente por FLAMENGO e FLUMINENSE) sempre que necessário, sem qualquer interesse em criar obstáculos e empecilhos injustificados para tanto".

O Maracanã tem sido alvo de disputa entre os clubes há anos. Antes mesmo de se transformar em SAF e ter a 777 Partners como gestora do futebol, o Vasco mostrou interesse em administrar o estádio. Em 2021, sob a gestão do presidente Jorge Salgado, o Cruz-Maltino propôs ao Flamengo e Fluminense uma administração conjunta.

O último Edital de Licitação do Maracanã prevê um número mínimo de 70 jogos no estádio. O Vasco na época argumentou que essa quantidade seria impraticável apenas com Flamengo e Fluminense, e se colocou à disposição para mandar 15 jogos. O Rubro-Negro mandaria 35 e o Fluminense 20 partidas. No entanto a proposta não foi aceita.

Recentemente o Vasco foi à Justiça e conquistou o direito de mandar o jogo contra o Palmeiras, domingo, às 16h, no Maracanã. No ano passado o Cruz-Maltino também foi ao tribunal para jogar contra o Sport no estádio.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter