Vasco: a uma semana da estreia no Brasileiro, entenda o que Barbieri precisa ajustar na equipe

Time perdeu a fluidez ofensiva a partir do momento em que o meio-campo passou a ser escalado com três volantes

Barbieri e o elenco do Vasco
Barbieri tem mais uma semana para preparar o Vasco para o jogo contra o Atlético-MG (Daniel Ramalho/Vasco)

Escrito por

O Vasco venceu, neste sábado, o Resende, por 3 a 0, em São Januário, no penúltimo jogo-treino visando a estreia no Campeonato Brasileiro. O técnico Maurício Barbieri vem realizando testes e experiências, buscando ajustar o time. A missão é devolver a fluidez ofensiva que esteve presente em boa parte dos jogos da temporada.

Antes de perder o primeiro jogo da semifinal contra o Flamengo, o Vasco vinha de uma sequência positiva de cinco vitórias consecutivas, dentre elas nos clássicos com Botafogo e o próprio Rubro-Negro. Só que em uma semana, o Cruz-Maltino foi eliminado do Campeonato Carioca e da Copa do Brasil, trazendo desconfiança sobre o trabalho da comissão técnica.

+ Resposta Histórica do Vasco completa 99 anos: entenda por que o documento é marco contra a desigualdade

Ficou evidente nestas partidas que Maurício Barbieri pensa em Andrey Santos como primeiro volante da equipe, principalmente pela qualidade da joia na saída de bola e na articulação das jogadas. No entanto, o time não encaixou dessa maneira, e Rodrigo voltou a ser titular, formando o meio-campo com o próprio Andrey Santos e Jair.

Dessa forma o Vasco ficou mais equilibrado, porém menos eficaz ofensivamente. No amistoso contra o Athletic-MG, o time foi previsível, principalmente no setor de meio-campo, com Andrey Santos e Jair pouco inspirados. A derrota por 2 a 0 causou a ira dos torcedores, que cobraram por reforços, principalmente um camisa 10, porém apenas Rwan Cruz foi contratado desde então, sendo o jogador um centroavante.

Além dos treinamentos intensos, a semana foi de muita cobrança para que os jogadores voltem a performar como antes. A estreia no Campeonato Brasileiro é no dia 15, contra o Atlético-MG. Por se tratar de um adversário forte, ainda mais no Mineirão, a tendência é de que o meio-campo seja mantido com três volantes, priorizando assim o equilíbrio defensivo. O desafio, portanto, é melhorar ofensivamente.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter