Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Vai ou racha: LANCE! analisa atletas do Vasco com contrato até dezembro

Nomes como Andrés Rios, Thiago Galhardo e Luiz Gustavo não têm permanência garantida na próxima temporada. Nova diretoria de futebol avaliará os casos separadamente

Andrés Rios, Thiago Galhardo e Luiz Gustavo
Escrito por

O ano de Copa do Mundo passou rápido: já estamos em agosto. E a temporada do futebol brasileiro, junto com muitos contratos profissionais, vai chegando ao fim. Alguns jogadores importantes do Vasco têm vínculo apenas até dezembro e, com a nova diretoria de futebol, o elenco vai se reformulando aos poucos. Muitos ainda têm o futuro indefinido. O LANCE! explica a situação de cada atleta em fim de contrato.

Do atual elenco profissional, doze jogadores possuem apenas mais quatro meses de vínculo. Três deles são garotos e ainda revezam entre treinos com Jorginho e o Brasileirão sub-20. Os outros nove estão nos planos do treinador neste momento, mas nada garante que renovem para a próxima temporada. São eles:

Andrés Rios
O argentino tinha contrato só até junho deste ano. O vínculo chegou a se encerrar sem que as partes chegassem a um acordo e o jogador ficou livre no mercado por uma semana. Depois de conversas, o Vasco fechou vínculo até dezembro. Antes, era absoluto - até por ser o único centroavante do elenco. Agora, com a chegada de Máxi López, deve perder espaço entre os titulares. Mesmo assim, até o fim do ano, será utilizado. Ele tem 10 gols na temporada e só está atrás de Yago Pikachu na artilharia.

Andrés Rios quase não renovou, mas garantiu contrato até dezembro

Bruno Silva
O volante chegou às pressas para preencher a última vaga de inscritos na fase de grupos da Libertadores. Veio da Ferroviária-SP, a pedido de Zé Ricardo, que buscava um substituto para Desábato. Passou à frente de Cosendey logo de cara, mas hoje só compõe elenco no time de Jorginho. Dificilmente terá chances para convencer a comissão, torcida e diretoria que merece uma renovação.

Fabrício
Contratado logo no início do ano, assumiu a camisa 6 e tinha a tarefa de ser o lateral na ausência de Ramon, então lesionado. Mas ficou na reserva de Henrique e só jogou quando o garoto foi poupado. Hoje, é terceira opção. Sem espaço no elenco, está na lista de dispensa e já busca outro clube. Não fica em 2018. Praticamente assinou sua sentença quando se envolveu em polêmica com a torcida nas redes sociais.

Giovanni Augusto 
Conviveu com lesões e pouco entrou em campo no primeiro semestre, mas vem sendo um dos principais jogadores no esquema de Jorginho neste momento. O problema é que o meia pertence ao Corinthians e está emprestado ao Vasco. Pela escassez de atletas da posição, provavelmente será procurado pela diretoria para uma extensão de vínculo.

Recuperado de lesões, Giovanni é um dos principais meias do Vasco

Kelvin
Depois da grave lesão que o tirou dos gramados por quase um ano, o Vasco renovou seu contrato e deu nova chance de recuperar seu futebol. Porém, mesmo bem fisicamente, o rendimento em campo não tem encantado os torcedores. Ainda possui vínculo com o Porto, de Portugal, e não depende só de si para renovar contrato na Colina.

Lenon
Anunciado antes da Copa, o lateral recém-chegado do Goiás fez toda a intertemporada como titular de Jorginho. No entaro, se lesionou às vésperas do confronto com o Bahia e ainda não estreou. Na teoria, briga pela titularidade. Precisa mostrar serviço se quiser continuar em 2019.

Luiz Gustavo
​O primeiro reforço do ano chegou despercebido e era a última opção como zagueiros. Porém, as lesões de Rafael Galhardo e Lenon abriram uma vaga improvisado na lateral direita de Jorginho. O treinador apostou no atleta e gostou do que viu. Tem se firmado como titular e recebido elogios como ‘corinnga’.

Marcelo Mattos
Caso mais improvável de renovação. O volante de 34 anos não atuandesde 2016 e ainda se recupera de lesão no joelho, operado algumas vezes por problemas clínicos. Se conseguir atuar ainda neste ano, será surpresa para muitos. Se não, a chance de prolongar o vínculo é mínima.

Thiago Galhardo
Contratado neste ano, surpreendeu com boas atuações e é hoje o xodó da torcida - mesmo sendo reserva na maioria dos jogos. Foi indicado por Zé Ricardo e tem feito a diferença quando entra. Em alta, deve receber propostas de outros clubes para próxima temporada. Tem 28 anos.

Thiago Galhardo é um dos principais nomes do atual elenco

Trio sub-20
Além dos atletas citados acima, três garotos que transitam entre os profissionais e os juniores têm vínculo só até dezembro. São eles: Hugo Borges (atacante), Rafael França (lateral-direito) e Luan (lateral-esquerdo). Os dois primeiros, inclusive, atuam em posições carentes do elenco principal, mas não encheram os olhos de Jorginho. O trio está no último ano de sub-20 e os próximos meses serão fundamentais para provarem que podem permanecer no Vasco.