Recurso é parcialmente aceito e Vasco reduz penhora milionária

Por unanimidade, desembargadores do TJRJ entendem que penhora de 10% de toda a receita do clube, em ação de penhora de mais de R$ 3 milhões, sofra redução pela metade

Alexandre Campello - Presidente do Vasco
Alexandre Campello é o presidente do Vasco (Foto: Marcello Neves/Lancepress!)

Escrito por

O Vasco teve uma vitória parcial na Justiça. Por unanimidade, com relatoria do desembargador Murilo André Kieling Cardona Pereira, a 23ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) acatou parcialmente recurso do clube e reformou decisão de primeira instância, reduzindo o percentual de penhora das receitas do Cruz-Maltino a 5% em dívida com a empresa "Biosanear Serviços Eireli". Isto até o limite de R$ 3.517.776,64. Cabe recurso aos envolvidos.

Esta ação de execução corre desde setembro de 2018. Originalmente, o Vasco queria que a penhora, então de 10%, não ultrapassasse o percentual de 1,5%, o que não foi atendido pelos desembargadores. Em trecho do acórdão, em informações da empresa, foi informado "que o suposto lastro da confissão de dívida teria se dado (...) pois teria sido contratada em 01.08.2016 para prestar serviços de assistência comercial hídrica, manutenção preventiva e corretiva, com utilização de equipamento especializado e técnico capacitado na rede hidráulica interna, aplicação de vazão e hidrometria, monitoramento junto à CEDAE, com intuito de prevenir possíveis danos na rede interna de água, aumento de consumo, etc".

Nesta mesma ação, só que em primeira instância, em parte de decisão ainda não recorrida, o que a faz seguir vigente, foi determinado, além da penhora agora reduzida, que a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) bloqueassem a transferência de jogadores do Vasco para outros clubes nos sistemas de gestão CBF e Fifa TMS. As transferências, vale destacar, só serão autorizadas se 5% do valor de cada negócio for depositado em juízo, segundo determinação do juiz Carlos Sérgio dos Santos Saraiva, da 42ª Vara Cível do TJRJ.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter