Vasco tem queda de rendimento em casa, mas compensa longe da torcida

Irregular no Brasileiro, Cruz-Maltino consegue rendimento satisfatório fora de São Januário

O Vasco perdeu muitas chances, inclusive um pênalti, e foi derrotado pelo Santos, por 1 a 0, neste sábado, em São Januário, pelo Brasileirão. O melhor jogador da equipe foi Talles Magno, que criou as melhores jogadas no ataque. Danilo Barcelos, Ribamar e Rossi, que perdeu um pênalti, não foram bem avaliados. Confira todas as notas do LANCE! (por Luiz Portilho Neto)
Vasco tem baixo retrospecto em casa, mas compensa longe de sua torcida  (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Escrito por

O Vasco se encontra entre altos e baixos, o que faz ligar o alerta no Campeonato Brasileiro. Perto de sua torcida, em São Januário, a equipe comandada por Luxemburgo amargou resultados negativos. No entanto, em compensação, faturou pontos importantes fora de casa. No momento, o Cruz-Maltino está na 13ª colocação, com 27 pontos, e quer parar de viver com dilemas e seguir com regularidade na competição.  

Ao iniciar a análise em casa, o Vasco iniciou com um bom retrospecto, em São Januário. A equipe carioca conseguiu seis jogos sem obter nenhum revés, com três vitórias e três empates. Contudo, se compararmos com os últimos cinco jogos, o fator casa não teve a mesma força. Foram três derrotas, um empate e um triunfo. Ou seja, em 15 pontos disputados, apenas quatro foram conquistados. 

TABELA 
Veja e simule a classificação do Campeonato Brasileiro

Vanderlei Luxemburgo avaliou a situação da equipe. O comandante afirmou que rendimento instável pode atrapalhar no emocional do jogador, apesar da força de vontade dentro de campo. 

– O Vasco vem sendo cobrado como se fosse candidato a cair. Isso gera instabilidade emocional muito grande. Temos que trabalhar muito isso para eles entenderem que faz parte. Trabalho de construção para voltar a credibilidade do Grande Vasco. Ambiente de salários em dia, ambiente normal de uma empesa. Não tenho dúvidas de que o aspecto emocional está ligado. Mas lá dentro o cara quer. Essa coisa atua muito, até na produtividade da equipe – disse. 

Outro fator que pode ser ressaltado, é o pouco poder ofensivo. A equipe carioca fez apenas 21 gols neste Campeonato Brasileiro, o que configura o sexto time com menor número de gols. Só não perde para Avaí, CSA, Cruzeiro, Chapecoense e Botafogo.

Apesar de um desempenho estar em decadência, o Vasco se recuperou longe de sua torcida. Nas últimas cinco partidas fora de casa, foram três vitórias e duas derrotas. Além disso, vale ressaltar, que as vitórias ocorreram em duelos diretos.

A guinada começou pelo Goiás pela 14ª rodada do Brasileirão pelo placar mínimo, com gol de Marcos Júnior. Posteriormente, não teve tanto sucesso e perdeu para o Cruzeiro por 1 a 0, no Mineirão. Em seguida, conquistou uma vitória dramática por 2 a 1 sobre a Chapecoense. Já contra o Corinthians perdeu por 1 a 0. E diante do Atlético-MG, a equipe carioca venceu pelo mesmo placar do jogo com os catarinenses.

Deste modo, o Vasco pensa em seguir forte fora de casa. Na próxima quinta-feira, o Cruz-Maltino encara o Avaí, na Ressacada, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Leão catarinense busca uma vitória para se livrar da zona de rebaixamento.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter