Luxemburgo precisa mudar histórico recente para brilhar no Vasco
Últimos trabalhos do treinador tiveram roteiros semelhantes: início promissor e queda de produção que não foram contornadas

Enfim, chegou o dia: nesta terça-feira, a era Vanderlei Luxemburgo inicia-se oficialmente no Vasco da Gama, com a primeira atividade comandada pelo treinador no CT do Almirante. A principal missão de Luxa será tirar o time da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O Cruz-Maltino não começou bem a temporada e ocupa a lanterna da competição. Em quatro rodadas, três derrotas e um único empate. Atuações desastrosas e a natural desconfiança da torcida.
Nos bastidores, o novo treinador do Vasco e sua comissão técnica já têm trabalhado há alguns dias. Ontem, auxiliares de Luxemburgo reuniram-se com o departamento médico, de fisiologia e de fisioterapia para saber sobre as condições de cada jogador do elenco. Desde a última semana que os profissionais têm feito uma avaliação individual dos jogadores. A expectativa é de que atletas que não tenham sido aproveitados com Valentim e Valadares e que não terão chance sejam vendidos ou emprestados para enxugar a folha de pagamento.
Dentro de campo, em relação aos seus dois últimos trabalhos, Luxemburgo terá que fazer diferente para triunfar em São Januário. Pegando como base os resultados das dez primeiras partidas de Sport, em 2017, e Cruzeiro, em 2015, percebe-se uma evidente melhora a curto prazo. Não à toa, ambos tiveram aproveitamento superior a 50% (53,3% no Sport; 55,5% no Cruzeiro).
A grande diferença residiu na sensibilidade para contornar os momentos de declínio. Tanto em Recife, quanto em Belo Horizonte, Luxemburgo abocanhou uma série de derrotas que culminaram com sua demissão. No Cruzeiro foram seis reveses consecutivos. O último, contra o Santos, no Mineirão, por 1 a 0, custou a demissão. O aproveitamento caiu negativamente para 10%. No Sport, após um bom primeiro turno de Brasileirão, veio a tempestade: depois da eliminação na Copa Sul-Americana para o Junior Barranquilla-COL, a nova demissão. O aproveitamento fechou em 15,7%.
Para o pontapé inicial no Vasco, Luxemburgo deve comandar um treinamento na parte da tarde. Nos próximos dias, a ideia é que o elenco trabalhe em duas partes, na manhã e à tarde. Só na sexta-feira e no sábado, antes de enfrentar o Avaí, no domingo, em São Januário, às 19h, o treino seria em somente um período, ainda a ser divulgado pelo clube. A expectativa é de que Leandro Castan e Lucas Santos possam estar à disposição.

Vasco
Vasco: Pumita é defensor com mais participações em gol nas 10 maiores ligas do mundo
Há 9 horas
Onde Assistir
Vasco x Coritiba: onde assistir, horário e prováveis escalações
Há 10 horas
Vasco
Técnico do Vasco projeta decisão do Brasileirão A2 Feminino: 'Não existe jogo tranquilo'
Há 15 horas
Vasco
Vasco prepara resposta ao Flamengo por impasse no Maracanã
Há 19 horas
Vasco
Último Vasco x Coritiba em São Januário teve direito a goleada
Há 1 dia
Futebol Nacional
'Fim do futebol': clubes da Série A defendem mercado regulado de bets no Brasil
Há 1 diaMais LANCE!

Vasco encaminha renovação de Ramon Rique e negocia novo vínculo com Jair

Admar Lopes sobre negociação entre Vasco e Richarlison: 'Tentamos de tudo'

Vasco reaproxima ídolas que ajudaram a construir sua história no futebol feminino

Reforço do Vasco, Gabriel Pereira explica formação no futebol: 'Minha escola foi a rua'

AO VIVO: acompanhe a apresentação do zagueiro Gabriel Pereira no Vasco

Vasco já supera planejamento financeiro com premiações nas Copas em 2026; veja os valores

Torcida do Vasco manda recado a Coutinho após eliminação do Santos

Forlán corta seis jogadores do Brasileirão da lista final do Uruguai

Vasco poderá inscrever reforços para a semifinal da Sul-Americana?

Vasco planeja comprar Robert Renan em definitivo, mas ainda avalia outros dois emprestados

Vasco x Boca Juniors: onde o Cruz-Maltino deve mandar a semifinal da Sul-Americana?

Erro do River Plate beneficia rival e impede reforço do Vasco de jogar na Sul-Americana

Por que o Vasco não vai poder jogar a semifinal da Sul-Americana em São Januário?



