No ‘quintal de casa’, Bruno Gomes deixa boa impressão em estreia e ganha pontos com Luxemburgo

No revés do Vasco para o Corinthians, em Itaquera, revelação deixa o gramado como líder em passes certos, toques na bola e desarmes, provando ser opção viável entre os volantes

Corinthians x Vasco Bruno Gomes
Bruno Gomes (à esq.), novo camisa 41 do Vasco, teve números de “gente grande” em estreia (Rafael Ribeiro/Vasco)

Escrito por

Até a última terça-feira, Bruno Gomes era considerado um jovem promissor das categorias de base do Vasco e treinava esporadicamente com os profissionais. Com Richard e Fellipe Bastos impedidos de enfrentar o Corinthians, o volante treinou entre os titulares na sexta-feira. Fechando o surpreendente ciclo de ascensão, neste domingo, o jovem atuou por 90 minutos, apresentou números de gente grande, e foi um dos poucos do Vasco que se salvaram na derrota do Cruz-maltino para o Timão, por 1 a 0, na Arena de Itaquera. 

> Confira e simule a classificação do Campeonato Brasileiro

Jogar em tempo integral foi somente um dos indicativos da boa atuação da promessa. Bruno Gomes foi o atleta que mais pegou na bola em campo, com 79 toques. Assim, pelo lado vascaíno, ele foi, de longe, o mais participativo. Para se ter ideia, Yago Pikachu, segundo no ranking, somou 58 toques. Números que justificam os elogios de Vanderlei Luxemburgo após o confronto. 

- Pegar um menino de 17 anos e lançar esse menino contra o Corinthians. O moleque parecia que estava no quintal da casa dele. É um menino de talento e está se preparando para o Vasco da Gama. Isso é muito legal - enalteceu o treinador. 

O alto nível da primeira exibição do novo camisa 41 da Colina foi traduzida em outro dado importante. Entre os 28 jogadores que entraram em campo, o jovem foi o que mais acertou passes: foram 54, correspondentes a 87% das tentativas de Bruno no duelo em São Paulo. O volante foi ainda o maior ladrão de bolas da partida, com quatro desarmes. 

Algo que os números não são capazes de medir é a personalidade mostrada pelo jogador diante de adversários consagrados como Fagner, Ralf e Jadson. Como indicou Luxemburgo, Bruno Gomes esteve sempre de cabeça em pé na saída de bola do Vasco, mostrando a tranquilidade de um veterano. O desempenho seria perto de irretocável não fosse o cartão amarelo recebido no início do segundo tempo.

O detalhe não diminui a magnitude e da atuação, que faz da nova ‘cria’ uma opção real para o setor de volantes do Cruz-maltino, que também conta com Andrey, Fellipe Bastos, Raul, Richard, Bruno Silva e Caio Lopes - este, ainda revezando entre base e profissionais.

Contra o Corinthians, por exemplo, Gomes foi preferido por Luxa para permanecer no gramado até o fim, em detrimento de nomes como Marcos Junior e o já citado Raul, substituídos ao longo do segundo tempo. 

OS NÚMEROS DE BRUNO GOMES CONTRA O CORINTHIANS

Toques na bola - 79
Passes certos - 54 (87%)
Lançamentos (certos)- 2 (1)
Tentativas de drible (bem sucedidos) - 2 (2)
Duelos no ar (vencidos) - 3 (3)
Faltas cometidas - 3
Faltas sofridas - 3
Desarmes - 4
Cortes - 4
Interceptações - 2

* Os números e estatísticas desta reportagem foram colhidos na plataforma Sofascore

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter