À la Messi, Paulão salva vitória do Vasco sem nem entrar em campo. Entenda!

Zagueiro passa os 90 minutos no banco, mas, se não fosse ele, a chance de um tropeço contra o Grêmio em casa era grande. E tem até torcedor pedindo que ele mude de função

Paulão, do banco, teve participação decisiva na vitória do Vasco contra o Grêmio
Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br

Escrito por

Após todas as partidas, o LANCE! faz uma análise tática do que aconteceu em campo, trazendo números e destacando atletas que tiveram participação decisiva nos 90 minutos. Mas, desta vez, uma curiosidade: se não fosse Paulão, muitas vezes criticado pela torcida, talvez o resultado seria diferente para o Vasco em São Januário. Mesmo passando o jogo inteiro no banco, o zagueiro foi um dos responsáveis por garantir a vitória na raça sobre o Grêmio. O LANCE! explica. 

Jorginho montou o time do Vasco com uma estratégia de dominar a posse de bola e buscando gols logo no início, para surpreender o forte adversário em casa. E deu certo. Com um gol marcado aos dois minutos e outras duas chances antes dos 15, o time poderia ter matado o jogo ainda no primeiro tempo. Até que, aos 30 minutos, o lateral Henrique foi expulso e tudo quase foi por água abaixo.

-O início do jogo foi fantástico, equipe muito criativa, trabalhando as viradas de bola, troca de passes rápidas. Tivemos infelizmente a expulsão. Quando a gente perde um atleta todos precisam se doar mais e foi isso que aconteceu. A equipe se manteve organizada e jogou com o coração - afirma Jorginho.


Ao perder Henrique precocemente, Jorginho e a torcida sabiam que seria difícil segurar o ataque gremista formado por Everton, Luan, André e companhia por mais 60 minutos. E, por isso, o treinador pensou em recuar a equipe, colocando um volante no lugar de Kelvin para 'fechar a casinha'. Até que Paulão chegou em seu ouvido e mudou a história do jogo. O zagueiro sugeriu que Thiago Galhardo entrasse para segurar a bola na frente e o treinador acatou. Para sorte dos vascaínos.

Vi muita gente criticando a história do Messi com Sampaoli, mas a verdade é que o técnico precisa ouvir o jogador. Paulão chegou em mim e disse para não recuarmos. Uma substituição que ia fazer, mudou completamente. Ia botar um volante, mas realmente o Thiago Galhardo ia mudar essa situação, é um jogador que segura e esconde a bola. A gente continuou com uma linha de quatro ofensiva e ganhamos a posse de bola - revela Jorginho.

A história lembrada por Jorginho, claro, não é para comparar as grandezas de Messi com Paulão. Mas a imagem do camisa 10 argentino, que viralizou durante a Copa do Mundo, orientando o técnico Jorge Sampaoli a fazer substituições na única vitória da equipe no torneio mostra que um treinador pode ouvir as sugestões de um atleta.

Jorginho escalou o time do Vasco inicialmente desta forma:

Após a expulsão, trocou Kelvin por Galhardo e recuou Pikachu:

- A gente manteve a equipe com força ofensiva e não perderia atrás. Ricardo foi pra esquerda, Luiz pra zaga, Pikachu pra direita. No segundo tempo, organizamos melhor com Henríquez. Ficou perfeito - afirma Jorginho.

PAULÃO DE AUXILIAR?
​Em baixa com a torcida, Paulão ganhou pontos com os vascaínos pela sugestão ao treinador. E nas redes sociais, muitos já pediram que o zagueiro mude de função. Confira as reações:

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter