menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

LANCE! Espresso: Sá Pinto já assumiu o Vasco como uma caravela à deriva

Após 15 jogos, o adeus previsível do técnico português

Ricardo Sá Pinto
imagem camera(Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 29/12/2020
21:49
Atualizado em 30/12/2020
07:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

Fim da linha para Ricardo Sá Pinto no Vasco. O técnico foi demitido após 15 partidas (e apenas três vitórias), sem conseguir tirar o time da zona de rebaixamento - hoje, o Cruz-Maltino é o 17º colocado, com um jogo a menos.

Zé Ricardo é o favorito para assumir o time nas 12 partidas restantes do Campeonato Brasileiro, um velho conhecido para um clube cada vez mais previsível. Envolto em caos político e grave crise financeira, os reflexos no gramado são inevitáveis.

A multiplicação das vagas em torneios sul-americanos gera ilusionismos, como foi na Copa Sul-Americana, mas nada indica hoje um time minimamente competitivo e capaz de brigar de fato por algo relevante - que começou com o Vasco fora até mesmo das semifinais da Taça Rio e da Taça Guanabara.

A busca por Sá Pinto em nenhum momento pareceu fruto de um estudo detalhado sobre o trabalho do treinador, e sim um reflexo desesperado para imitar a fórmula do maior rival baseado apenas na nacionalidade do escolhido.

O técnico tem sua responsabilidade pelo péssimo aproveitamento em campo, mas assumiu um elenco limitado, sem confiança, sofrendo com atrasos de salário e intimidado por torcedores uniformizados no próprio centro de treinamento. Sá Pinto não vingou no Vasco porque já o assumiu como uma caravela à deriva.

O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges. Clique aqui e inscreva-se.

  • Matéria
  • Mais Notícias