Balanço dos reforços do Vasco em 2019: cinco saíram antes do fim do ano e outros cinco são titulares

Sete jogadores contratados foram quase sempre reservas e um deles, o lateral Cláudio Winck, está fora dos planos desde a chegada de Vanderlei Luxemburgo a São Januário

Treino Aberto - Vasco
Elenco vascaíno no último treino do ano, antes do duelo contra a Chapecoense (Foto: Rafael Ribeiro / Vasco)

Escrito por

O Vasco contratou 18 reforços para 2019. Entre erros e acertos, os números acabam equilibrados, mas também evidenciam alguns problemas no planejamento do clube. Especialmente com relação aos atletas que chegaram antes de Vanderlei Luxemburgo, técnico, e André Mazzuco, diretor executivo, assumirem o futebol do clube.

Do número total citado acima, cinco atletas terminaram a temporada como titulares. Sete são considerados reservas e cinco já deixaram o clube, contando com Clayton e Raul Cáceres, que já decretaram a saída. O lateral Cláudio Winck está fora dos planos. O LANCE! mostra, jogador por jogador, qual a situação deles para 2020.

TITULARES 

Richard - volante

Foi contratado pelo Vasco em 20 de junho e logo assumiu a titularidade com o técnico Luxemburgo. Ele fez 25 partidas nesse período e foi titular em todas. Depois de um início muito seguro, o volante cometeu erros que irritaram a torcida na reta final. O futuro dele ainda não está definido. Ele pertence ao Corinthians e só tinha vínculo com o Cruz-Maltino até dezembro.  

Marcos Júnior - volante
Acertou com o Vasco após se destacar pelo Bangu no Campeonato Carioca. Ele demorou a se firmar, mas se tornou importante com Vanderlei Luxemburgo. Foram 27 jogos disputados, sendo 18 como titular, e três gols. Tem contrato até 2021.

Fredy Guarín - volante
Chegou ao Vasco em outubro e logo conquistou a torcida. Mesmo com apenas 12 jogos disputados e três gols, o talento fez com que o clube tratasse sua renovação como prioridade. Ele ficará livre no mercado e negocia a permanência.

Rossi - atacante
Dentre os jogadores, é a atual prioridade do Vasco para o planejamento de 2020. O atacante caiu rapidamente nas graças da torcida e tomou conta do lado direito do ataque. Fez 41 jogos pelo clube em 2019 e marcou quatro gols. Número baixo para alguém da posição, mas ele se tornou importante pela velocidade também para ajudar na marcação. O Cruz-Maltino ainda negocia sua permanência, já que o empréstimo termina neste mês.

Ribamar - atacante
Contratado em janeiro, Ribamar assinou contrato até o fim de 2020. Chegou a ser afastado por Luxemburgo depois da chegada do treinador, mas foi bem nos treinos separado do grupo principal, e retornou ao time. Terminou o ano como titular. Foram 34 jogos e quatro gols marcados.

RESERVAS

Sidão - goleiro

Emprestado pelo Goiás, chegou ao Vasco para ser reserva de Fernando Miguel. Com a lesão do titular, ele precisou assumir titularidade e acabou muito criticado por falhas na derrota por 3 a 0 contra o Santos. Depois disso, porém, não voltou a ter falhas graves. Foram sete jogos e nove gols sofridos. A tendência é que ele não fique no Cruz-Maltino em 2020.

Danilo Barcelos - lateral-esquerdo
Danilo disputou posição com Henrique durante toda temporada. Ele completou 42 jogos com a camisa do Vasco, sendo 21 no Brasileirão e 39 como titular, e fez cinco gols. Sua continuidade na Colina não está certa ainda.

Fellipe Bastos - volante
Contratado no início do ano para a terceira passagem pelo Vasco, Fellipe Bastos chegou ainda em recuperação de lesão e com forte desconfiança da torcida. Ele estreou em março, contra o Resende, quando jogou por 14 minutos, e depois só voltou a entrar em campo contra o Atlético-MG, no Brasileirão, em maio. Fez 15 partidas, sendo cinco como titular, e marcou um gol. Sem contrato com o Corinthians, o jogador ficará livre no mercado.  

Bruno César - meia
Aclamado como a maior contratação do Vasco para 2019, Bruno César decepcionou. Ele fez 30 jogos, sendo 17 como titular, mas marcou apenas quatro gols. Nunca teve o rendimento esperado pela torcida, tampouco regularidade. Chegou a ganhar chances com Luxemburgo, mas ficou a maior parte do tempo no banco. Tem contrato até o fim de 2020. 

Felipe Ferreira - meia
Inscrito no último minuto possível, o atacante Felipe Ferreira foi anunciado pelo Vasco em outubro. Somou algumas boas atuações, mas não se firmou na equipe titular. Foram nove jogos neste período, mas começou jogando em apenas três deles. O contrato termina este mês e a permanência ainda está sendo analisada.  

FORA DOS PLANOS

Cláudio Winck - lateral-direito

Foi apresentado junto com o também lateral-direito Cáceres, mas não conseguiu espaço. Foram apenas seis jogos disputados e ele acabou afastado por Vanderlei Luxemburgo, treinando em horários alternativos. Está na lista de negociáveis.

Marquinho - meia
Indicado por Vanderlei Luxemburgo por ser polivalente, Marquinho não teve boas atuações com a camisa do Vasco. Foram sete jogos no Brasileirão, sendo cinco como titular, e nenhum gol marcado. Ele não deverá ficar no clube.

Valdívia - meia-atacante
Com a expectativa de repetir as boas atuações que teve com a camisa do Internacional, Valdívia não aproveitou nenhuma das oportunidades que ganhou. No final do ano, inclusive, ficou fora da lista de relacionados para os jogos. Foram 12 partidas disputadas, três como titular, e nenhum gol. Não está nos planos para 2020.

SAÍRAM

Lucas Mineiro - volante

Contratado em janeiro, Lucas Mineiro chegou a entrar na seleção do Campeonato Carioca. As boas atuações, inclusive, renderam interesse do Atlético-MG, mas a pauta não evoluiu. Em seguida, porém, o meio-campista caiu de rendimento e perdeu espaço, parando no banco de reservas com Luxemburgo. Foram 33 jogos com a camisa cruz-maltina. Marcou três gols e saiu em setembro.

Raul Cáceres - lateral-direito
Como Yago Pikachu vinha sendo utilizado como ponta, Cáceres chegou ao Vasco no início do ano e logo virou titular. No final do Campeonato Carioca, porém, o paraguaio caiu de rendimento. Foram 29 partidas na temporada, mas somente sete no Campeonato Brasileiro. Ele não renovará o contrato e retorna ao Cerro Porteño.

Yan Sasse - atacante
Emprestado pelo Coritiba no início do ano, Yan Sasse nunca chegou a ser titular absoluto no Vasco. Ele foi muito elogiado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, mas acabou perdendo espaço. Foram 18 partidas oficiais pelo Vasco, além de três amistosos. Dois gols marcados no período: um contra a Juazeirense (BA), na Copa do Brasil, e outro diante do Bangu, na semifinal do Campeonato Carioca. Saiu em agosto.

Clayton - atacante
Foi uma das últimas contratações do Vasco na temporada. Aposta para o ataque, decepcionou. Já anunciou que não ficará na Colina em 2020. Foram sete jogos, sendo apenas um como titular, e nenhum gol marcado.

Jairinho - atacante
Depois de se destacar no Campeonato Carioca, Jairinho acertou empréstimo com o Vasco. No entanto, fez apenas quatro jogos com a camisa cruz-maltina e acabou afastado por Luxemburgo. Assinou com o Atlético-GO em julho.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter