Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Atletas do Vasco participam de um debate sobre racismo com professor de história no CT do Almirante

Educado e vascaíno, José Nilton Júnior comandou um bate-papo com jogadores sobre o racismo e foi presenteado com uma camisa All Black e um quadro da Resposta Histórica

Professor Júnior comandou roda de discussão sobre Racismo no CT do Almirante (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)
Escrito por

Antes do treinamento de quarta-feira, os jogadores do Vasco participaram de um debate sobre racismo no CT do Almirante, na Cidade de Deus, com o professor de história e vascaíno José Nilton Júnior. Segundo o clube, essa iniciativa faz parte do projeto de formação integral do atleta-cidadão, idealizado pela vice-presidência de Relações Públicas em parceria com o Departamento de Futebol.

> Confira a tabela do Campeonato Brasileiro - Série B


O professor José Nilton Júnior foi vítima de racismo no ano passado durante uma aula virtual do colégio onde leciona, no município de Niterói. No debate, o educador compartilhou sua experiência, destacou a importância de se debater sobre pautas sociais de combate à discriminação racial e reforçou o histórico do Cruz-Maltino, precursor na luta contra o racismo no esporte brasileiro.

> Confira mais notícias sobre o Vasco da Gama

- Foi muito significativo para mim, como professor, vascaíno e negro, que vivencia atitudes racistas com uma certa frequência, vir no CT e contar um pouco da minha experiência. Feliz também por ver que o Vasco, com sua história e sua tradição, segue engajado nessa luta contra o racismo. Passei aos atletas que é muito importante eles conhecerem essa história, aderirem a essa luta, pois só dessa forma conseguiremos atingir mais pessoas, combater o problema e transformar o mundo num lugar melhor para viver, sem discriminação - afirmou o professor Júnior.

Ao encerrar o bate-papo, o professor foi presenteado com uma camisa All Black personalizada com o número 8, em alusão ao ídolo do docente, Juninho Pernambucano. além disso, ele recebeu um quadro referente à Resposta Histórica, que foi um documento assinado no dia 7 de abril de 1924 sendo um marco na luta contra o racismo no esporte brasileiro. 

A 'Resposta Histórica' foi relembrada e homenageada no mês passado. Na iniciativa, o Vasco distribuiu a 24 personalidades um kit especial. Nomes com Paulinho da Viola, Nelson Sargento, Tereza Cristina e Iza foram presenteados pelo clube, que voltou a destacar a importância da luta contra o racismo e o papel do Gigante da Colina nesse processo. 

Professor ganhou presentes do elenco vascaíno (Rafael Ribeiro/Vasco)