Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após voltar de lesão, MT tem boa atuação no meio-campo e mostra credenciais para ser titular no Vasco

Jogador ocupou bem os espaços e com muita movimentação recompôs dando mais sustentação ao setor. Meio-campista atuou na lateral-esquerda no início da temporada 

MT teve boa atuação na vitória contra o CRB e agradou o técnico Marcelo Cabo (Rafael Ribeiro/Vasco)
Escrito por

O Vasco necessitava da vitória para se recuperar na Série B do Brasileirão e conquistar o primeiro triunfo em São Januário. Com as mudanças de peças e na ideia de jogo, o time conseguiu superar o CRB e um jogador se destacou no meio de campo: o jovem MT. O atleta ocupou bem os espaços e com muita movimentação recompôs dando mais sustentação ao setor. Com isso, ele mostrou credenciais para ser mais aproveitado entre os titulares. 

> Confira e simule a tabela da Série B do Campeonato Brasileiro


Com sete mudanças na equipe (Vanderlei testou positivo para Covid-19 e foi o oitavo), Cabo optou por modificar a ideia de jogo ao fortalecer o meio-campo (em losango, mas com variações durante a partida). Sendo assim, deu mais liberdade a Marquinhos Gabriel e Morato, e deixou a defesa menos exposta e vulnerável.

> Confira mais notícias sobre o Vasco da Gama

Na base, MT sempre atuou pelo setor, mas devido à sua qualidade com a bola no pé, o técnico da equipe sub-20, Diogo Siston, que treinou o time nos primeiros jogos da temporada, o improvisou na lateral-esquerda. Foi por ali que o camisa 32 chamou a atenção da torcida vascaína, antes mesmo da chegada de Zeca e das recentes entradas de Riquelme (Contra Bangu e agora diante do CRB).

Quando aparecia como uma boa opção, o atleta se lesionou e teve um edema ósseo por estresse na vértebra lombar L5. Ele ficou sem atuar desde o dia 21 de março, mas entrou bem durante 56 minutos contra o CRB e além de polivalente, mostrou que pode ser uma boa opção no meio. Ao lado de Bruno Gomes, ele foi um dos grandes destaques e pode ajudar a solucionar os problemas de falta de coesão e aproximação no setor. 

> ATUAÇÕES: Cano, Léo Jabá e Marquinhos Gabriel marcam em goleada do Vasco e recebem as maiores notas 

- A mudança de plataforma de jogo, quando estamos vivendo alguma adversidade, alguma turbulência, eu, como comandante, preciso recalcular rota. Foi isso que fiz de quarta-feira para cá. Trocamos alguns jogadores, trocamos a plataforma de jogo, fizemos uma construção de trás para frente diante do estudo que fizemos do time do CRB, que é um time que atrai muito o adversário para sair jogando com seu goleiro apoiado, que crie 40, 50m para trás. Tivemos a leitura do adversário - disse Marcelo Cabo, e completou. 


- A entrada do MT foi justamente para bloquear a descida do lateral-direito deles que é muito forte. Estudamos bem. Ofertamos a eles o primeiro terço do jogo. Busquei uma compactação maior do time. E nem por causa disso deixamos de criar muitas oportunidades - analisou o comandante.

Na formação, o jovem MT atuou na meia esquerda, mas com mobilidade, transitava bem ao lado de Marquinhos Gabriel, recompondo com qualidade. Na direita, Morato brigou bastante, e fez um bom jogo taticamente. Contudo, o time precisa produzir mais para furar os bloqueios de adversários com um time mais compacto, triangulações e infiltrações.

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

- Da ideia de jogo que construí, que criássemos o jogo na forma de um losango, que ele (MT) pudesse, com a bola, ser o meia esquerda da equipe e, sem a bola, encaixasse na subida no Reginaldo. Trabalhamos isso e ele cumpriu a função muito bem. Apesar do tempo de inatividade, ele suportou o máximo possível e nos entregou naqueles 60, 70 minutos, o que esperávamos - disse Cabo.

Por fim, a tendência é que Cabo mantenha as modificações no esquema diante do Cruzeiro, na quinta. Resta saber como o time irá se comportar fora de casa e se haverá evolução de um jogo para o outro. Ainda é cedo para afirmar que MT ganhou a vaga entre os titulares, porém o jovem novamente mostrou que pode ser útil e cada vez mais conquistar seu espaço no elenco vascaíno.